Aumentando a imunidade do bebê

Próximo de um ano de vida ele já consegue se defender melhor, mas ainda requer cuidados

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A atenção ao sistema imunológico do bebê começa na gestação. A Dra. Elenice Mariotto Blaya, médica pediatra da Saúde Center de Tapejara, explica que no último trimestre, a mãe que se cuidou, tomou as vacinas recomendadas e se alimentou de forma equilibrada passará uma provisão de anticorpos para o bebê. O aleitamento exclusivo também injeta no organismo do bebê milhões de glóbulos brancos, a principal célula de defesa do nosso corpo, além de muitos nutrientes. Depois, as primeiras vacinas proporcionam chances maiores de o sistema de defesa fabricar anticorpos contra os agentes infecciosos. Mesmo com esses cuidados, toda criança tem um sistema imunológico imaturo, principalmente até os dois anos de idade. Por isso, é preciso cuidar de sua imunidade, a fim de não sobrecarregar seu organismo, ao mesmo tempo em que não é aconselhável colocá-la numa redoma, pois, dessa forma, ela não terá como construir suas defesas.

Cuidados para aumentar a imunidade
A criança nasce com a imunidade imatura. Porém, próximo de um ano de vida, ela já consegue se defender melhor, mas ainda requer muito cuidado. É por isso que os pediatras recomendam ficar longe da creche e da escola até os dois anos de idade, a fim de protegê-la de um ambiente povoado de vírus. Sabemos que, com o ritmo de vida atual, não é nada fácil, mas se a família puder evitar, é o ideal.

Quadros virais
Todas as doenças estão relacionadas com a nossa imunidade, porém pode se afirmar que, em termos de doenças infecciosas, as mais comuns são os quadros virais na faixa de até os dois anos. Os pais dos pacientes ficam até um pouco irritados com o diagnóstico da virose. O fato é que 90% das doenças na faixa inicial da vida é proveniente de vírus. No inverno, os mais comuns são o rinovírus (resfriado comum) e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite e que pode levar o bebê à UTI. Geralmente, uma criança apresenta entre três a sete quadros virais simples por ano. Cuidados básicos, como deixá-la longe de pessoas gripadas e sempre ter o cuidado de limpar e esterilizar tudo que vai à boca, como mamadeiras, chupetas, copos e brinquedos de outras crianças doentes, devem ser feitos com frequência.

Alimentação
Além das vacinas, ter uma vida saudável! Em outras palavras, manter uma alimentação adequada. Evitar alimentos industrializados, comer bastante verduras, legumes e frutas, algumas delas com cascas, pois as fibras promovem uma microflora adequada. Basta ter o cuidado de higienizá-las corretamente. Na gestação, a mulher deve cuidar da alimentação, a fim de formar uma boa flora, pois será passada ao bebê ao longo dos nove meses e durante o parto natural e a amamentação.

Gostou? Compartilhe