Amigo do Livro e Saúde Jornalizada no HC

Projetos literários estimulam a leitura entre pacientes e acompanhantes

Por
· 1 min de leitura
Projetos: ações incentivaram à leituraProjetos: ações incentivaram à leitura
Projetos: ações incentivaram à leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os projetos de incentivo à leitura, que promoveram ações no Hospital da Cidade ao longo do ano, foram homenageados pela direção da instituição em 21 de novembro. O presidente do Conselho Administrativo HC/HPBM, Paulo Adil Ferenci, agradeceu a atuação e contribuição dos projetos “Amigo do Livro”, da 31º Feira do Livro de Passo Fundo e “Saúde Jornalizada: A arte literária no HC”, promovido pela Jornada Nacional de Literatura em parceria com o Hospital da Cidade, por meio do Núcleo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico. Homenageado no Projeto Amigo do Livro, o HC recebeu as doações de livros arrecadados durante a 31° Feira do Livro de Passo Fundo. Os pacientes e acompanhantes terão acesso ao material doado pela comunidade para leitura durante o período de internação hospitalar. A presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilce Corteze participou do ato, destacando a importância de que o acesso à literatura se torne disponível para a comunidade, além dos locais tradicionais de leitura: “Porque é na leitura que a pessoa se constrói e nós estamos sempre nos construindo e eu sou partidária que a biblioteca esteja em todo lugar e que o livro circule”.

Feira
“O Hospital da Cidade é o hospital mais antigo de Passo Fundo e só temos coisas boas pra falar do Hospital da Cidade. Se não fosse o HC com certeza Passo Fundo não teria o nome que tem pela saúde”, destacou Silvana Rovani, presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo. A entidade é a promotora da 31º Feira do Livro. Salientou que a escolha anual da instituição homenageada no projeto leva em conta a contribuição da entidade para a comunidade passo-fundense e regional.
 
Jornada 
A Jornada Nacional de Literatura, através do Projeto Saúde Jornalizada aproximou os pacientes onco-hematológicos no HC das obras dos autores convidados à Jornada e à Jornadinha e autores homenageados.  “O Projeto Saúde Jornalizada vai continuar ano que vem de uma maneira metodologicamente mais aprofundada, a gente pretende fazer um trabalho mensal e que vai envolver outras unidades da UPF. É de nosso máximo interesse continuar esta relação” salientou um dos coordenadores da Jornada, Miguel Rettenmaier.

Gostou? Compartilhe