Mês da prevenção ao câncer de pele

Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza ações de conscientização

Por
· 1 min de leitura
Campanha em Passo Fundo: HSVP e UFFSCampanha em Passo Fundo: HSVP e UFFS
Campanha em Passo Fundo: HSVP e UFFS
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Se exponha, mas não se queime. Com esse slogan, o mês de dezembro faz um alerta para a prevenção do câncer de pele. Este ano ocorre a 18° edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Cerca de três mil dermatologistas voluntários entraram em ação, prestando atendimento, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As ações, em nível nacional, iniciaram com atendimento nos 130 postos montados em todo o Brasil.

Passo Fundo
As atividades do Dezembro Laranja já começaram em Passo Fundo, que pela primeira vez integra a campanha. No sábado, 02/12, foi realizada uma ação integrando a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele da SBD. O trabalho foi desenvolvido pela Residência em Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo e pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Ao longo do sábado, muitas pessoas foram atendidas gratuitamente e orientadas a respeito da importância da prevenção. O atendimento aconteceu no Ambulatório de Dermatologia, localizado no Campus da UFFS no antigo quartel do Exército. Além da conscientização em relação à exposição solar, a equipe avaliou manchas, pintas e reforçou que as pessoas sempre procurem analisar os seus sinais no corpo e, pelo menos uma vez ao ano, façam uma consulta com um médico dermatologista para que esses sinais sejam avaliados por um profissional capacitado.

Gratuito
Durante a campanha, as ações têm atendimento gratuito, realizado por dermatologistas voluntários, com foco no rastreio do câncer da pele. Os pacientes diagnosticados com câncer da pele ou com lesão suspeita são direcionados para o Ambulatório da Residência para investigação e/ou tratamento necessário. Isso se aplicada para os pacientes pertencentes a 6° Coordenadoria Regional de Saúde. Os pacientes de outras Regionais serão encaminhados para sua respectiva região para o tratamento.

Câncer de pele
O câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, com 176 mil novos casos ao ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 1999  a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP) e,  com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014, deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. O projeto engloba diversas ações de educação e combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente à população brasileira. Entre essas ações está o Dia Nacional de Atendimento realizado sempre nas proximidades do verão.

Gostou? Compartilhe