Coluna e joelho motivam mais queixas

No Espaço Saúde do Clube Juvenil maioria dos atendimentos é para o público de 50 a 60 anos

Por
· 2 min de leitura
Clube Juvenil: atendimento no Espaço SaúdeClube Juvenil: atendimento no Espaço Saúde
Clube Juvenil: atendimento no Espaço Saúde
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 37% da população brasileira sofre com algum tipo de dor crônica. O estudo de 2017, apresentado pela Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), expõe a situação de milhões de brasileiros que enfrentam diariamente problemas com sua saúde. Dentro das principais dores citadas estão os desconfortos na coluna e joelho. A fisioterapeuta do Espaço Saúde do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo, Suelen Tansini, explicou que as principais reclamações em seu consultório estão relacionadas aos mesmos problemas da pesquisa feita no ano passado. “A principal queixa dos pacientes são essas duas dores: no joelho e na coluna. Primeiramente a gente faz uma avaliação do paciente, para depois agir com o tratamento adequado ao seu problema”. Na avaliação inicial são realizados testes de força muscular e movimento para detectar o tratamento mais correto. O encaminhamento médico é sugerido antes do começo das consultas. “Sempre recomendamos que o paciente primeiramente vá ao médico para esclarecer qual é o diagnóstico correto. Com essa definição, fica muito mais fácil realizarmos o tratamento com sucesso”, explica Suelen.

 

Dores
As dores motivam os pacientes da fisioterapia do Espaço Saúde buscar o atendimento. A dor é tratada de maneiras diferenciadas para cada pessoa. Entre os equipamentos utilizados para o alívio dos desconfortos estão o ultrassom, TENS, laser e crioterapia - o tratamento com gelo.  O atendimento é realizado de forma individual e possui particularidades para cada caso. “Podemos recomendar atividades na piscina térmica ou academia, mas isso varia muito de caso para caso. Para algumas pessoas o reforço muscular é fundamental, mas para outras isso poderá causar mais lesões”, explicou. Uma das causas do surgimento das dores crônicas também pode estar ligada ao sobrepeso. O peso elevado pode aumentar a pressão nos ligamentos e articulações do corpo e, consequentemente, trazer mais dores em regiões diferentes. “O trabalho de reeducação alimentar e uma nova rotina de exercícios físicos vai afetar na melhora do quadro de dores. É muito importante os pacientes terem a noção de que realmente a existe relação de um peso inadequado com as dores”. Segundo Suelen, “todos nós teremos um pouco de artrose no envelhecimento”. A diferença, explica, é que alguns sentirão o desgaste na cartilagem de maneira mais exacerbada.

           
Atendimento
A fisioterapeuta Suelen Tansini realiza atendimentos no Clube Recreativo Juvenil todas as segundas, terças e sextas-feiras. Os associados têm valores diferenciados nas consultas. Além disso, também são oferecidos pacotes de 10 e 20 sessões, com custo mais baixo para os sócios. O agendamento de datas e horários para atendimento pelos profissionais do Espaço Saúde deve ser feito com antecedência na Secretaria do Clube. São oferecidos serviços de fisioterapia, nutrição e psicologia.

Gostou? Compartilhe