Atenção ao exame da próstata

O câncer que ataca esta glândula é de evolução lenta

Por
· 1 min de leitura
Dr. Luís Eduardo Almeida é urolologistaDr. Luís Eduardo Almeida é urolologista
Dr. Luís Eduardo Almeida é urolologista
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A próstata é uma pequena glândula na parte baixa do abdômen que envolve a porção inicial da uretra e produz parte do sêmen. O câncer que ataca esta glândula é de evolução lenta: leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. Por sua lentidão, é um câncer que muitas vezes se desenvolve por anos sem ameaçar a vida do doente. A explicação é do Dr. Luís Eduardo Almeida, médico urologista da Saúde Center Clínica de Tapejara. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. No mundo, é o sexto mais comum e o que mais atinge os homens. É considerado um câncer de terceira idade, já que cerca de 75% dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos, e há maior incidência em países desenvolvidos que aqueles em desenvolvimento.

 

Exames de rotina
Independente das diretrizes do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com mais de 40 anos façam o exame de toque retal e a análise dos níveis e PSA uma vez por ano. Luís Eduardo lembra que os exames devem ser mais frequentes para homens que têm maior chance de desenvolver a doença, ou seja, aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata, especialmente casos próximos como em irmãos, pais ou avôs, além de negros e obesos, grupos que estatisticamente apresentam mais a doença.
Destaca que os exames continuam diminuindo a mortalidade pela doença e ajudam a detectar o câncer precocemente. Então fica o alerta: procure seu médico uma vez ao ano e peça encaminhamento para um urologista para avaliar a próstata.

 

Prevenindo
De acordo com o Inca, está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com pouca gordura animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas. Além disso, o instituto recomenda fazer 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, consumir pouco álcool e não fumar.

Gostou? Compartilhe