Como evitar ou eliminar a barriguinha

A gordura abdominal nem sempre é por culpa da cerveja

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A gordura está culturalmente associada à barriga. Das caricaturas ao bullying, surge a ideia da famosa barriguinha de cerveja. Entre fatos e mitos não é bem assim, conforme explica a nutricionista Aline Calcing. Todos os alimentos que ingerimos transformam-se em energia. E se não a gastamos ao longo do dia, o excesso de calorias, vai se armazenado no organismo em forma de gordura. No entanto, a expressão popular de ‘barriga de cerveja’ é somente mito e não há qualquer prova científica de que isso seja verdade, ou seja, para muitos pesquisadores afirmar que a cerveja é responsável pela barriga existente principalmente nos homens, é meramente mito. São muitas as causas que podem levar ao excesso de peso e ao aumento da gordura abdominal, ou seja, a ‘barriga do chope’. A principal causa está relacionada ao desequilíbrio energético que é causado pela ingestão demasiada de calorias, que podem ser de origem alimentar e também de bebidas ingeridas.


Homens e mulheres
Esse acúmulo de gordura pode acontecer tanto em homens, como em mulheres. A diferença é que os homens têm maior probabilidade de ter gordura armazenada na região abdominal. Além de aspectos nutriconais, o maior responsável por esta diferença são os diferentes hormônios sexuais que no caso das mulheres causam um armazenamento de gordura mais localizado nas zonas das nádegas, coxas e quadril e os homens têm maior probabilidade de ter gordura armazenada na barriga. Existem ainda no caso feminino, diferenças entre as zonas de acumulação de tecido adiposo. No caso da gordura em forma de pêra ou também chamada de ginóide, há uma tendência de acumulação de gordura nas regiões do quadril, glúteos e regiões femorais. Enquanto que, na forma de maçã ou androide a tendência é na região abdominal.

 

Álcool e refri
Em geral, o consumo de qualquer bebida alcoólica está associado ao aumento de peso porque quando se consume muito álcool, o fígado queima o álcool em vez de gordura. Porém, qualquer tipo de bebida, seja a partir de álcool ou bebidas açucaradas como os refrigerantes, possem calorias e podem causar aumento de peso e de medidas corporais.

 

Para diminuir a barriguinha


Alimentos que auxiliam na diminuição da barriguinha.
- Saladas, legumes, verduras e frutas. Um prato colorido indica maior variedade de nutrientes, vitaminas e minerais e também, maior saciedade.
- Cereais integrais, como arroz, massas, biscoitos, bolos e pães integrais, pois eles contém fibras e auxiliam no funcionamento intestinal e também na saciedade.
- Carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
- Sementes e produtos integrais como linhaça dourada ou marrom, chia, aveia, psyllium etc. São ricas em nutrientes antioxidantes e fibras.


Chia e saciedade
A chia é uma semente rica em fibras e que possui ômega-3 e antioxidantes. O motivo principal que faz da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que ela proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. Quando ingerimos a chia, esse gel toma espaço em nosso estômago e leva a saciedade e consequentemente, acarreta um menor consumo de outros alimentos.

 

Hibisco
Sobre o chá de hibisco, estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar colesterol HDL(considerado bom) e diminuir o colesterol LDL (considerado ruim) e triglicerídeos.


Plano alimentar
Em primeiro lugar, cardápios são diferentes de pessoa para pessoa, sendo assim é necessário de uma avaliação com nutricionista, o qual irá traçar um plano alimentar adequado para a rotina e que contemple as necessidades nutricionais de proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Além de prescrever os alimentos nas quantidades adequadas para cada refeição. A combinação perfeita é realizada sempre com equilíbrio nas quantidades de cada nutriente, tendo em vista que quando associamos alimentos fontes de proteína e fibras teremos um prato com maior poder de saciedade, quando comparado a um prato a base somente de carboidratos, gerando assim maior saciedade.

 

Mudança de hábitos
Mudanças de hábitos para o bem são sempre boas! Portanto se a pessoa segue um plano alimentar adequado em quantidades e que contemple as necessidades nutricionais específicas de proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais, esse equilíbrio será, com certeza, melhor para saúde e não irá gerar carências alimentares.

 

Organização

Para seguir um plano alimentar e tornar disso um hábito, o primeiro passo se chama organização. Devemos ter planejamento sobre nossa rotina alimentar, adequando o fracionamento na ingestão alimentar, ou seja, ter horários definidos para o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia e ter sempre por perto, alimentos saudáveis. Não podemos nos esquecer da hidratação adequada, pois sentir sede pode aumentar nosso apetite! Lembrando que sucos, chás e chimarrão não são água! Então, temos que ter sempre junto uma garrafinha de água para hidratação.

 

Reduzindo peso
É claro que a atividade física contribui e potencializa a redução de peso e de medidas corporais, porém se não for possível praticar, certamente seguindo cuidados alimentares já será possível perceber mudanças no corpo. Em relação a proporções, esse será um resultado bem particular de pessoa para pessoa, e para aumentar o ânimo de seguir adiante é interessante registrar o peso e as medidas corporais e ir acompanhando esses dados semanalmente. Fazendo isso é possível visualizar os dados e comparar com o primeiro dia do registro.


E a festa?
Após um tratamento exitoso e o fim da barriga, amigos reunidos e um chopinho gelado. Não dá pra resistir. Sabemos que os encontros e confraternizações com os amigos também fazem parte de uma vida saudável, portanto devemos aproveitar os encontros, mas não exagerar nas quantidades de bebidas e comidas nestes dias. Lembrando que no dia seguinte devemos voltar a nossa rotina com hábitos saudáveis e praticar a atividade física. Isso que devemos ter claro em nossos dias, hábitos saudáveis devem fazer parte da nossa vida para que quando tivermos encontros e confraternizações entre amigos podermos, da mesma maneira, aproveitar sem culpa.

 

Para eliminar a barriguinha

Em primeiro momento, sabe-se que, o emagrecimento ele é sistêmico, ou seja, nem sempre se consegue somente, de forma exclusiva, eliminar a gordura abdominal, porém é claro que reduzindo a gordura de forma geral, iremos também reduzir com a abdominal. Alguns alimentos que devemos reduzir ou tentar eliminar do nosso consumo diário.

- Açúcar: alimentos doces como chocolates, sobremesas, sorvetes e também, devemos reduzir a quantidade ou tentar eliminar a adição de açúcar em preparações como café, chá, frutas e sucos naturais.

- Álcool: bebidas alcoólicas possuem calorias, e geralmente são consumidas acompanhadas com alimentos gordurosos, ou seja, essa combinação geralmente possui muitas calorias, gorduras e poucos nutrientes.

- Fast-foods: como hambúrguer, pizza e cachorro quente, pois possuem uma alta carga de gordura e são ricos em sódio, o que favorece acúmulo de líquido e inchaços.

- Alimentos fritos: devido ao alto teor de gordura que acumula com a fritura.

- Salgadinhos industrializados, cookies e biscoitos recheados: possuem um alto teor de gordura hidrogenada, a qual se acumula no organismo como colesterol levando ao excesso de peso e aumento de gordura.

- Temperos industrializados: possuem alto teor de gordura e sódio, o que leva ao aumento de acúmulo de gordura e retenção de líquidos.

Gostou? Compartilhe