Os fatores que propiciam a cárie

A doença exige tratamento para evitar sérias consequências

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Falar sobre a saúde bucal sempre faz bem. É um tema que não pode ficar no esquecimento, pois a cárie é a doença oral mais comum. Portanto, é bom rever conceitos básicos. A Dra. Renata Spode, cirurgiã-dentista na Clínica Prodonto, explica que a cárie é uma doença que causa a destruição dos tecidos dentais. Isso acontece quando temos a combinação de três fatores no ambiente bucal, que são: a presença de placa bacteriana sobre os dentes, em segundo o substrato, que são preferencialmente açúcares provenientes dos alimentos ingeridos e, por último, o tempo que os dois primeiros vão permanecer em contato com a superfície dental. Traduzindo, para que a cárie aconteça é necessário que a escovação seja ruim e que reste sobre os dentes placa bacteriana, somado a isso teremos uma ingestão frequente de alimentos cariogênicos que vão fornecer o alimento para as bactérias. Isso acontecendo com frequência (tempo), faz com que o ácido produzido pelas bactérias, que é resultado da “digestão do alimento”, ataque a superfície do dente, causando uma erosão. Assim se dá o processo da cárie, explicando de uma forma muito simples.

 

Consequências
Se o processo cárie seguir seu livre curso, sem tratamento, passaremos pelo estágio inicial que é apenas uma mancha branca na superfície do esmalte. Depois a mancha vai evoluir para uma cavidade. Essa cavidade aumenta até atingir a polpa, conhecida popularmente como ‘o nervo’, nesse momento inicia a dor no dente. Inicialmente, essa dor é passageira e eventual, mas com o tempo se torna espontânea e ininterrupta. A essa altura já teremos uma grande destruição da estrutura do dente, mas ainda é possível mantê-lo se forem feitos os tratamentos necessários. Não havendo tratamento, o dente seguirá perdendo estrutura até um ponto em que a única solução é a extração do dente. Com a perda de vários dentes haverá dificuldade na mastigação e complicações no processo de digestão e nutrição. Também podemos aqui falar dos prejuízos do ponto de vista da saúde emocional e da insegurança causada pela falta de um sorriso confiante.

 

Evitar
Como a cárie é resultado de uma combinação de fatores, devemos estar atentos em fazer uma limpeza eficiente dos dentes para reduzir o número de bactérias presentes no meio bucal. Para que isso aconteça é preciso combinar uma boa escovação com o uso do fio dental. Outro ponto importante é reduzir a frequência de ingestão de alimentos açucarados. Por exemplo, existem pessoas que tem o costume de chupar balas ou mascar chicletes que contém açúcar várias vezes ao dia. Perigo!

 

Cuidado
Mesmo devidamente tratada a cárie pode reaparecer. Sim, a cárie pode recidivar. Se não houver uma melhora ou mudança nas causas dessa cárie, como melhor higienização desse local ou mesmo adequação de uma dieta cariogênica, a cárie pode reincidir no mesmo ponto ou aparecer em outro dente.

Gostou? Compartilhe