O Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN) de Passo Fundo-RS recebeu a mais importante certificação no setor da saúde existente no país, proveniente da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A ONA tem o selo de qualidade mais relevante do setor de saúde nacional. O CTCAN conquistou o selo de Acreditado (Nível I) e tornou-se a primeira clínica oncológica do interior do Rio Grande do Sul (RS) e a única instituição de saúde do Norte do Estado com certificação da ONA. Ainda em 2018, a Clínica buscará mais um nível de acreditação. O processo de acreditação da ONA é voluntário. A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. A certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado (Nível I), Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.
Critérios
O Acreditado (Nível I), conquistado pelo CTCAN, abrange os critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O CTCAN completará, em agosto de 2018, quatro anos de existência. Segundo o responsável técnico e oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, a certificação da ONA foi o reconhecimento oficial da qualidade da Clínica, tanto referente à estrutura física, quanto à especialização de toda equipe e funcionários. “Nosso foco foi a qualidade, a segurança e o acolhimento ao paciente. O CTCAN completará quatro anos, mas é fruto de mais de 15 anos de experiência com clínicas de oncologia e quase 25 anos de prática oncológica diária. Vejo a acreditação como consequência de nosso trabalho, não como o objetivo”, declara Machado.
Objetivos
Um dos principais objetivos da acreditação da ONA é o de promover a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados no Brasil. Para o CTCAN, essa certificação também é uma conquista para o município de Passo Fundo, que é polo regional em saúde e referência estadual e nacional na área. São poucas instituições de saúde no Brasil que conseguem conquistar o selo de qualidade da ONA, que envolve muitas mudanças nos procedimentos internos da instituição e possui monitoramento frequente. Atualmente, a ONA tem 663 certificações válidas no Brasil, sendo 26 no Rio Grande do Sul. A maioria das instituições acreditadas no RS está localizada na capital, Porto Alegre.
Avaliação
A acreditação da ONA é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado (vigilância). O processo é pautado por três princípios fundamentais: é voluntário, feito por escolha da organização de saúde; é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado; é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.
Qualidade, segurança e engajamento
A qualidade sempre foi uma das premissas da Instituição, com a finalidade de entregar aos pacientes e seus familiares um atendimento seguro, com acolhimento, inovação e experiência, por meio de uma equipe multidisciplinar qualificada, com processos e protocolos bem definidos e gerenciados. “Essa certificação traz uma confiabilidade ao paciente, porque o serviço prestado está dentro de padrões rígidos de segurança, reconhecidos internacionalmente. Para a gestão é uma forma de padronizar seus processos de assistência e também administrativos, visando a qualidade e a segurança do paciente e de seus profissionais. Esse processo da ONA facilita o amadurecimento das instituições”, ressalta o administrador do CTCAN, Cássio Roberto.
Treinamentos
Para receber a acreditação, os profissionais do CTCAN realizaram muitos treinamentos e a dedicação foi intensa. Também foi feito o mapeamento de todos os processos da Clínica, desde a chegada do paciente até a saída dele. “A dedicação, o tempo utilizado na busca de novos conhecimentos, o aprimoramento dos processos internos, mostra com nitidez a mudança na cultura da Clínica, desde coisas simples do dia-a-dia até coisas mais complexas como análise crítica e a elaboração de melhorias baseadas nos indicadores gerados, também a revisão das rotinas e a simplificação dos processos para torná-los mais seguros”, declara a farmacêutica do CTCAN, Michelli Schaeffer. O engajamento de todos os profissionais da Clínica foi essencial. A busca pela certificação exigiu a participação, colaboração e envolvimento de todos os atores da instituição, que precisam saber e entender o processo. “Um serviço de saúde com qualidade é umas das maiores necessidades do Brasil. Todo o processo de qualificação leva em média dois anos, e o CTCAN conseguiu certificar em oito meses, com toda a complexidade do perfil exigido. Estar certificado pela ONA indica que a Clínica segue uma padronização e prima pela qualidade em tudo que faz”, enfatiza a enfermeira do CTCAN, Pamela Mendes.
Novos desafios
O CTCAN, que atuará nos próximos meses para manter a certificação, trabalha para a constante melhoria e gestão dos processos. Nesse sentido, no final deste ano, buscará o Nível II de certificação da ONA, que é o Acreditado Pleno, ou seja, além de atender aos critérios de segurança, a instituição deverá apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
A clínica
É uma clínica especializada no atendimento integral ao paciente com câncer e seus familiares. Sua estrutura física, distribuída em quase 500 m² de área, é especialmente projetada para segurança e conforto do paciente, aliada à melhor tecnologia. A equipe multiprofissional e interdisciplinar é constituída de médicos, enfermeiras, farmacêutica, nutricionistas, fisioterapeutas, psicóloga e dentista. Está localizada no polo médico de Passo Fundo/RS.
ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. A ONA certifica: Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde; Serviços Odontológicos; Programas de Saúde e Prevenção de Riscos; Serviços para a Saúde.