Após ser agraciada, no ano passado, com o Annual Lawrence M. Field, MD, Honorary Lecture, a maior premiação internacional de cirurgia dermatológica, a médica gaúcha Dóris Hexsel foi homenageada no 30º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, realizado em Belo Horizonte, na última semana de abril. A profissional é graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, onde foi professora de Dermatologia entre 1990 e 1999. “Doris Hexsel abre as portas do mundo para a dermatologia brasileira. Seu nome está em todas as aulas citadas pelos dermatologistas internacionais. Doris, você é um orgulho para nós, imenso. Somos gratíssimos a você. Saiba que você representa a dermatologia lá fora e aqui no Brasil. Muitíssimo obrigado”, disse o Dr. Gabriel Gontijo, presidente da última edição do congresso, durante a abertura do evento.
Trabalhos publicados
O reconhecimento teve como base os mais de 150 trabalhos publicados internacionalmente por Doris Hexsel, que foi a primeira brasileira e 5ª médica no mundo a ser reconhecida pelo Congresso Anual da Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica (ASDS). Entre os diversos estudos desenvolvidos pela profissional se destacam o pioneirismo no uso de cânulas para preenchimentos faciais em zonas de risco e o desenvolvimento da cirurgia da celulite, chamada Subcision®, considerado o tratamento mais eficaz para celulite de grau avançado. A técnica levou Doris Hexsel ao reconhecimento internacional como a maior expert em celulite no mundo. Outros trabalhos de destaque incluem os campos de efeitos das toxinas botulínicas e técnicas de preenchimentos na face e no corpo, tendo publicado o primeiro capítulo da cirurgia dermatológica em preenchimentos genitais femininos e para o aumento de glúteos.
Agenda internacional
A repercussão do seu trabalho também reflete, positivamente, na agenda da profissional. Em seguida, ela esteve em Miami palestrando para mais de uma centena de médicos. Em junho, como vice-presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Dermatológica (ISDS), Dra. Doris Hexsel vai participar do congresso anual da ISDS, em Roma. Em seguida, no Vietnã, promoverá juntamente com a Dra. Márcia Ramos e Silva, o Rio de Janeiro como cidade candidata a sediar o próximo Congresso Mundial de Dermatologia de 2023.