Prêmio para trabalho desenvolvido no Hospital da Cidade

A pesquisa foi realizada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia

Por
· 2 min de leitura
Premiação no Congresso Paranaense de CardiologiaPremiação no Congresso Paranaense de Cardiologia
Premiação no Congresso Paranaense de Cardiologia
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tendo como de prática o Hospital da Cidade, os programas de residência multiprofissional oportunizam o desenvolvimento profissional através de uma visão de promoção de saúde, pesquisa e cidadania, conferindo ao residente grau de especialista em sua área de atuação profissional. O Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia desenvolvido pelo Hospital da Cidade em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Prefeitura de Passo Fundo apresentou quatro trabalhos científicos no 45º Congresso Paranaense de Cardiologia, realizado no mês de julho, em Curitiba/PR. Três trabalhos foram apresentados na modalidade de pôster e um trabalho na modalidade oral.
 
Primeiro lugar
A pesquisa “Avaliação da ansiedade cardíaca em um Programa de Reabilitação Cardiovascular Multiprofissional”, de autoria de Angélica Zanettini, Leonardo Calegari, Gabriela Stochero, Isabel Cristina Reinheimer, Bruna Sorensen, Juliana Nunes Ferreira e Luiz Carlos Pereira Bin, conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados na modalidade oral. “O trabalho é referente aos pacientes que frequentavam a reabilitação cardiovascular e foram atendidos no Hospital da Cidade, dando uma continuidade ao nosso atendimento”, explica a enfermeira residente em Cardiologia, Angélica Zanettini. A enfermeira explica que a pesquisa se originou através da atuação multiprofissional no processo de reabilitação cardíaca após a alta hospitalar. Os pacientes receberam acompanhamento das equipes durante encontros semanais com ênfase no autocuidado apoiado “foi realizado uma pesquisa quantitativa dos pacientes que realizaram tanto Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (CRM) quanto angioplastia para identificar o nível de ansiedade nesses pacientes.” esclarece.

 
Evento
O Congresso Paranaense de Cardiologia discutiu estratégias para a prevenção da morte súbita por doenças cardiovasculares, valorizando a atuação multiprofissional integrada no atendimento ao paciente e na promoção de medidas de prevenção. A proposta do evento vai de encontro aos objetivos do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia, que busca capacitar e especializar profissionais de diferentes áreas para atuarem, a partir de práticas interdisciplinares e multiprofissionais, no cuidado integral à saúde das pessoas, com habilidades para proceder à intervenção crítica na organização do processo de trabalho, buscando a melhora da qualidade de saúde e de vida da população.

 

Trabalhos

Também foram expostos durante o evento os trabalhos “Ficha de avaliação multiprofissional pré-cirurgia cardíaca: uma ferramenta condutora do cuidado”, de autoria de Angélica Zanettini, Gabriela Stochero, Juliane Christofari da Silva, Marisa Carretta e Isabel Cristina Reinheimer, “Abordagem multiprofissional em um paciente com síndrome cardiorrenal: relato de caso”, de autoria de Angélica Zanettini, Gabriela Stochero, Juliane Christofari da Silva, Marisa Carretta e Sandra Biasuz e “Presença de HAS, tabagismo e/ou alterações de IMC em participante de uma Feira de Saúde alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Sistêmica”, de autoria de Juliane Christofari as Silva, Angélica Zanettini, Juliana N. Ferreira e Amanda Sachetti.

Gostou? Compartilhe