A importância do Assoalho Pélvico

Para ter um bom funcionamento desta musculatura e evitar incontinências decorrentes a enfraquecimento pélvico

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na rotina diária de consultório, é muito comum ouvir as pessoas falando que não conhecem a importância do assoalho pélvico para o corpo, não sabem sua função e muitas vezes não tem conhecimento de onde está localizado este conjunto de músculos que são responsáveis por tantas funções do nosso corpo.

  

A pelve é composta por um conjunto de músculos e fáscias que servem como cama elástica para órgãos como a bexiga, útero e intestino.  Ainda esses músculos envolvem a uretra, bexiga e intestino, que são responsáveis pela continência urinária e fecal. Normalmente somos submetidos a atividades que aumentam a pressão sobre essa pelve, por isso devemos ter a musculatura tonificada e forte o suficiente quando espirramos, erguemos peso e praticamos exercícios físicos com impacto. Ao contrário poderá ter perda involuntária de urina e diminuição da qualidade de vida.

 

Na gestação o assoalho pélvico tem um papel importante já que ele é responsável por oferecer suporte para o feto e auxilia na expulsão do bebê.

 

Para ter um bom funcionamento desta musculatura e evitar incontinências decorrentes a enfraquecimento pélvico, é preciso exercita-lo. Diferente de outras estruturas do nosso corpo, e muito difícil termos percepção do nosso assoalho pélvico, muitas pessoas não sabem contrair de forma correta. Para isso, o fisioterapeuta especialista irá propor exercícios para consciência da região perineal e irá ensinar a contração correta da musculatura. Além destes exercícios são usados aparelhos que ajudam a estimular e mostrar a capacidade de contração desta musculatura.

Gostou? Compartilhe