Um encontro para celebrar a vida no HSVP

Alegria das crianças e adolescentes que venceram a batalha contra o câncer

Por
· 2 min de leitura
O reencontro de amigos e famílias e comemorou a vidaO reencontro de amigos e famílias e comemorou a vida
O reencontro de amigos e famílias e comemorou a vida
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Integrando as iniciativas realizadas no Setembro Dourado, o HSVP realizou, em 15/09, o 1º Encontro de Celebração da Vida, em atividade promovida pelo Centro Oncológico Infantojuvenil e pelo Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI). Foi um sábado de muita emoção e alegria para 32 crianças e adolescentes que batalharam contra o câncer e venceram. O reencontro entre famílias, equipes e os pacientes foi repleto de momentos tocantes, lembranças e agradecimentos. As famílias, vindas de diversos municípios do estado, foram recepcionadas pelos mascotes Tuto e Doctornauta. Em seguida as crianças se divertiram com brincadeiras da Tripularte e a Liga de Heróis e depois do almoço um bingo divertiu a todos. O presidente do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, José Miguel Rodrigues da Silva, deus as boas-vindas a todos. Ainda, na oportunidade, o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, destacou que o Centro Oncológico é referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes e que, a instituição se preocupa em rastrear os pacientes e diagnosticá-los o mais rápido possível. “O projeto Atenção pode ser Câncer ajuda os médicos e pediatras a identificar o câncer precocemente. Isso, reflete no tratamento, onde há um aumento nas chances de cura. É muito bonito ver todos vocês aqui reunidos e queremos que sejam cada vez mais pacientes a vencer essa batalha e participar do evento. Vê-los bem, felizes, nos dá força para seguirmos na constante melhora do trabalho” enalteceu.

 

Câncer infantojuvenil
O médico oncologista pediátrico coordenador do Centro Oncológico, Dr. Pablo Santigo, acolheu as crianças e adolescentes, falando sobre a emoção de estar vivenciando o dia e o encontro. “Vivemos um momento especial, não sabemos se rimos ou choramos. É um dia de lembrar histórias e de celebrar a vida.  Há oito anos nos propomos a tratar o câncer infantojuvenil, uma doença muito curável. Meninos e meninas passam por nós e vamos devolvê-los a sociedade, onde vão crescer e dar retorno para sua comunidade”, reforçou Santiago, falando ainda da continuidade do evento. “Se sintam acolhidos, revejam os amigos e estejam prontos para o ano que vem estar aqui de novo. Que essa festa seja cada vez maior, porque será um sinal de que estamos no caminho certo”.

 

Mensagens de agradecimento
Durante o encontro, muitos pais deixaram suas mensagens de agradecimento ao Centro Oncológico e ao hospital. Relataram o medo e angústia diante do diagnóstico, o sofrimento do tratamento e a alegria da alta. “Quero agradecer primeiramente a Deus por ter colocado no nosso caminho uma instituição como o Hospital São Vicente de Paulo, que tem uma direção competente, com profissionais com um carinho que se vê em poucos lugares. Só Deus para compensar, não há palavras para agradecer pelo que esses profissionais fazem pelos nossos filhos e famílias”, reconheceu Ronei Muniz, pai do pequeno Victor, de São José da Missões, que enfrentou e venceu uma leucemia. Iuna de Moraes, mãe do Augusto, de dois anos, se emocionou com o evento. O filho iniciou a batalha contra um Tumor de Wilms com apenas oito meses. A mãe conta que em uma consulta de rotina no pediatra ele desconfiou de uma massa e pediu um ultrassom. “No dia que saiu o resultado do exame ele já foi para a internação e passamos 30 dias no hospital, onde iniciamos o tratamento. A descoberta foi muito difícil e o tratamento também, ele teve que usar sonda pois, não conseguia se alimentar, mas nunca deixamos de acreditar que ele não ia ficar bem. Hoje ele está super bem e nós muito felizes. Esse encontro foi maravilhoso porque sempre vínhamos para Passo Fundo para consultas, internações e hoje viemos por algo bom, para comemorar, rever os amigos que fizemos durante o período de tratamento. Foi um dia feliz e emocionante”.

Gostou? Compartilhe