Sarcomas são tumores raros que comprometem os tecidos conjuntivos, que fica entre a pele e os órgãos internos, como músculos, tendões e gordura. O nome do tipo de sarcoma depende do tecido em que ele se originou.
O sarcoma que se origina no tecido gorduroso é chamado de lipossarcoma, aquele que se origina no músculo liso (músculo que fica ao redor das alças de intestino e na parede de vasos sanguíneos) recebe o nome de leiomiossarcoma. O que se origina nos músculos estriados (responsáveis pela movimentação do corpo) é chamado de rabdomiossarcoma.
Esses tumores tendem a se infiltrar nos tecidos que ficam ao redor do local onde se originaram, tornando a cirurgia tecnicamente mais difícil. Exceto em alguns casos, esses tumores podem se espalhar primariamente pelos vasos sanguíneos. Os pulmões são os órgãos que mais correm risco de metástases (quando a doença se espalha).
Há muitos tipos de sarcomas. Nos adultos, os mais comuns são os sarcomas pleomórfico indiferenciado, lipossarcoma e leiomiossarcoma de alto grau. Os sarcomas são divididos, de acordo com o grau de agressividade, em baixo grau, grau intermediário e alto. Os de alto grau tem maior propensão para produzir metástases em locais distantes ao de origem.
Cerca de 1% de todos os cânceres em adultos são os sarcomas. Entre 15-20% dos cânceres em crianças são sarcomas.
Pesquisa Câncer de pâncreas
O Instituto do Câncer Hospital São Vicente realiza estudo para pacientes com câncer de pâncreas metastático elegível para receber terapia de 1ª linha. O tratamento em estudo inclui quimioterapia isolada ou em combinação com um agente que visa aumentar a penetração e eficiência dos agentes antitumorais.