Quando é o momento para começar a falar?

Os fatores que podem dificultar no desenvolvimento da linguagem oral

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As primeiras palavras dos bebês são sempre um encanto e emocionam os familiares. Porém, quando há uma época certa para que isso ocorra. O atraso para o início da fala de crianças pode ser um indício de perda auditiva. Outros fatores, como a falta de estímulo adequado, também podem ser prejudiciais. A fonoaudióloga Soraia Boscatto, do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, explica que a comunicação inicia desde os primeiros meses do bebê através do choro, olhares, sorrisos e vocalizações. Estas vocalizações vão se transformando em balbucios e por volta de um ano de idade surgem as primeiras palavras. Forçar a criança, cobrando para que repita determinadas palavras, pode ser prejudicial.

 

Medicina & Saúde - A partir de que idade é considerado como atraso?
Soraia Boscatto - Pesquisas mostram que crianças com16 meses podem falar em torno de 150 palavras, enquanto outras não pronunciam nenhuma. Mas é considerado atraso na fala aos dois anos de idade.

 

M&S - Quais os fatores que podem retardar a fala?
SB - As causas mais comuns no atraso da fala podem estar ligadas à dificuldade de audição, falta de estímulo adequado, limitações cognitivas, autismo, distúrbio específico de linguagem (DEL) e apraxia de fala.

 

M&S - Como proceder para que a criança desenvolva a fala naturalmente?
SB - Jamais falar infantilizado ou imitar as trocas que a criança faz. Dar sempre o modelo correto, por exemplo: se a criança falar “calo” para carro; complementar dizendo: você quer o carro?

 

M&S - Equipamentos sonoros ajudam ou prejudicam o início da fala?
SB - As crianças começam a usar tablets ou smarthphones mesmo antes de começar a falar. Diversas pesquisas apontam que quanto maior o tempo ocupado com estes dispositivos eletrônicos, maior a probabilidade da criança apresentar atrasos na fala.

 

M&S - O atraso na fala pode ser indício de problemas auditivos?
SB – Sim. Por este motivo a audição deve ser monitorada até os três anos de idade, principalmente em crianças com otites de repetição.


M&S - Dificuldades na articulação, movimentos da língua e boca podem indicar algum problema?
SB - Sim. Para falar a criança precisa planejar ou programar adequadamente os movimentos da boca, língua, lábios e mandíbula, precisa de coordenação motora para movimentar estas estruturas; processo altamente complexo que se tornam extremamente difíceis para crianças com Apraxia de fala – um distúrbio neurológico motor que afeta a produção dos sons da fala.

 

M&S – O que deve ser feito quando ocorre um atraso para o início da fala?
SB - A recomendação é sempre procurar um fonoaudiólogo com experiência na área de desenvolvimento infantil para uma avaliação.

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