A literatura no Centro Oncológico Infantojuvenil

Venda de livros é revertida para crianças da pediatria

Por
· 1 min de leitura
Brinquedos novos são um atrativo para as crianças internadasBrinquedos novos são um atrativo para as crianças internadas
Brinquedos novos são um atrativo para as crianças internadas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Que a leitura deve ser incentivada desde cedo para formação de pessoas informadas e críticas não é novidade, agora, aliar esses ganhos com o caráter beneficente de obras é potencializar o valor da leitura. No Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, quem adquirir os livros ‘A Vaca e o Japiim’ e ‘O Filho do Hospital’, de autoria de Ronaldo André Poerschke, cirurgião vascular do corpo clínico, escritor e ilustrador, estará beneficiando as crianças internadas na pediatria e Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP. Isso porque, a venda dos livros é totalmente revertida aos pequenos pacientes, que têm à sua disposição brinquedos novos, livros, materiais escolares, tv, games, entre outros atrativos.

 

Ambiente hospitalar
As obras foram subsidiadas pelo autor e o Hospital São Vicente de Paulo, tendo em vista a importância social de beneficiar as crianças no ambiente hospitalar. De 2015 a 2018, os livros já renderam em torno de R$ 12 mil, valor utilizado para renovar os instrumentos que fazem a alegria da garotada e ainda contribuem para a sua recuperação. Na última compra realizada em dezembro de 2018, foi investido R$ 2.180,00 em bonecas, carros, jogos, fantoches, materiais escolares, entre outros brinquedos. Enquanto as crianças brincam no hospital estão receptivas ao tratamento e a cada dia melhoram seu estado de saúde, aproximando-se do momento esperado de ir para casa. Essa perspectiva é nítida e notória entre os pacientes.

 

Brincar
De acordo com Ronaldo, “o brincar envolve uma espécie de encenação, aonde ocorre a indução de um estado mental semelhante ao da criação artística”. Nesse aspecto, o escritor salienta que o tempo e o espaço ganham outra dimensão e a alegria substitui o sofrimento nas traumáticas hospitalizações de crianças. “Basta observar os pequenos e constatamos que o brincar ajuda a enfrentar o estresse, o medo, a própria dor e o sofrimento emocional intrínseco em uma internação”.


Como dizia o poeta Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, portanto, continuem adquirindo os livros A Vaca e o Japiim e o Filho do Hospital, para que os pequenos pacientes possam ter uma internação mais leve e feliz. As obras estão à venda no Restaurante e Cafeteria do HSVP e nas principais livrarias de Passo Fundo.


Os livros
- A Vaca e o Japiim – publicado em 2015, a obra retrata alguns hábitos dos pássaros nativos da América do Sul e Central.
- O Filho do Hospital – publicado em 2016, o livro conta a história de um menino, morador de um hospital, que desbrava um mundo repleto de aventuras, futebol, cuidado e humanidade.

Gostou? Compartilhe