As ponteiras laser podem causar lesões nos olhos

Brincadeiras têm consequências graves para a segurança e a saúde

Por
· 2 min de leitura
Dr. Alexandre Higuchi é médico oftalmologista do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo em Passo FundoDr. Alexandre Higuchi é médico oftalmologista do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo
Dr. Alexandre Higuchi é médico oftalmologista do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As novas tecnologias trazem conforto e beleza ao mundo. Assim ocorre com as ponteiras laser, que a cada dia ficam mais acessíveis. Hoje, em grandes proporções, são aplicadas para iluminações promocionais em eventos ou para efeitos especiais em grandes obras. Mas também são utilizadas por crianças ou adultos que, de forma irresponsável, colocam em risco a sua própria saúde e, ainda, a de terceiros. Entre as situações mais graves, estão as ‘brincadeiras’ que levam perigo à aviação. No ano passado, houve no Brasil mais de 400 registros de disparos de laser contra as cabines de aeronaves. Além de atrapalhar os pilotos, o feixe de luz pode causar queimadura ou hemorragia na retina. O risco pode ser ainda maior numa inocente brincadeira de crianças, especialmente de acordo com a potência da ponteira.

 

Situação de perigo
O uso desses aparelhinhos merece muita atenção, pois podem afetar a visão. O Dr. Alexandre Higuchi, oftalmologista do corpo clínico do HSVP explica que as ponteiras laser podem afetar à visão e elas podem levar a uma cegueira momentânea (ofuscamento, sensação de ardência, dificuldade visual e aversão à luz temporária) ou até mesmo em um período prolongado e a uma distância curta, pode causar um dano na retina como uma queimadura. Mesmo à distância, podem ser prejudiciais, pois poderia atrapalhar a visão de um motorista ou piloto de uma aeronave, levando a uma situação de perigo.

 

Luz e lesão
Além do ofuscamento temporário, a energia do laser (principalmente acima de 5 mW) e a uma distância curta pode queimar a retina, levando a uma reação química e que pode ser irreversível quando direcionada diretamente ao centro da visão. Ou seja, podem causar lesões como queimaduras de retina e cegueira (em raros casos, mas irreversível). Existe um problema que é de controle da potência do laser, muitas vezes não vemos no aparelho uma especificação clara da energia emitida de cada caneta (Laser Pointer), legalmente não deveria exceder 5 Miliwats (mW). Mesmo menos potentes, podem causar ofuscamento e ceratite se usados muito próximos ao olho e por um tempo prolongado.


Retina
Basta uma simples brincadeira de crianças para que ocorra uma queimadura de retina? A exposição por muito tempo e a uma distância muito curta pode queimar a retina. Crianças não podem brincar ou usar este tipo de dispositivo. As consequências, se ocorrer por curto período, levará a uma ardência e sensação de areia (queimadura da córnea ou ceratite). Já uma exposição prolongada pode levar à cegueira central (da mesma forma que ocorre se você ficar fixamente olhando para o Sol, ou para um eclipse sem proteção).

 

Laser refletido
Existem ponteiras laser de grande potência, utilizadas para shows. Quando esses feixes de luz refletem em vidros ou paredes, também chegam aos nossos olhos. Isso também é prejudicial. Os espelhos ou vidros refletem ou desviam o laser, diminuindo sua energia, mas também podem levar a um dano menor.

 

Aviação
Os aviões vêm sendo alvo dos equipamentos laser nos pousos e decolagens. Legalmente é crime prejudicar ou colocar em risco um voo. O piloto sofrerá temporariamente um ofuscamento visual, isso pode dificultar o pouso ou simplesmente tirar a atenção dele para os procedimentos necessários durante o pouso.

 

Sintomas
Quando nossos olhos são atingidos pelo laser, mesmo que fraco e distante, fica uma sensação de ‘cegueira’. Se for algo acidental e curto não prejudicará a visão, somente uma “cegueira transitória” de 2 a 5 minutos. Se permanecer por mais de 10 minutos procurar um atendimento médico ou com o especialista, no caso um médico oftalmologista.

 

Luzes prejudiciais
Mas nem só as ponteiras de laser são perigosas. Muito prejudicial à visão e muito usada são as soldas elétricas, que levam frequentemente à queimadura ocular na córnea (Ceratite Actinica), dor forte, erosão de córnea, úlcera de córnea ou até infecção quando não tratada ou em caso de abuso de colírio anestésico, que somente poderá ser usado pelo médico no momento do exame, porém nunca em casa. 

Gostou? Compartilhe