Nova metodologia para o fomento de pesquisas

O Hospital de Clínicas fortalece incentivos na integração

Por
· 1 min de leitura
Reuniões periódicas: estudo de ferramentas e políticas de pesquisaReuniões periódicas: estudo de ferramentas e políticas de pesquisa
Reuniões periódicas: estudo de ferramentas e políticas de pesquisa
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O desenvolvimento de pesquisas na área da saúde é fundamental para a evolução dos tratamentos, condutas e abordagens dos profissionais médicos e equipe multiprofissional. Certificado pelos Ministérios da Saúde e Educação como Hospital de Ensino, desde o ano de 2005, o Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo oportuniza aos profissionais da área da saúde a integração entre o ensino e a aplicação técnica, seja ela médica ou multiprofissional, atuando como cenário de prática e desenvolvimento de pesquisas para diversos cursos da área da saúde. Entre as ações que incentivam a expansão da área de ensino e pesquisa na instituição, o HC promoveu, na tarde de segunda-feira (18), a apresentação de nova metodologia institucional para o fomento de pesquisas na área da saúde. “Compreendendo o cenário hospitalar como ambiente fértil para o desenvolvimento de pesquisas, a coordenação do Ensino e Pesquisa Acadêmica do HC promoveu o lançamento do processo de ensino que dará origem aos grupos de pesquisa da instituição.” enfatiza a coordenadora de Ensino e Pesquisa Acadêmica do HC, Marisa Carreta Diniz. 

 

Convênio
A iniciativa busca estabelecer e analisar o fluxo de necessidades para o desenvolvimento de pesquisas no Hospital de Clínicas. “Em convênio de cooperação firmado com a Universidade Federal de Santa Maria, através do docente professor Dr. Luiz Anildo Anacleto, estruturaram-se dinâmicas de trabalho que se constituem de aulas que visem o  fortalecimento dos conhecimentos relacionados à pesquisa acadêmica.” salienta Marisa. O processo ocorrerá através de reuniões institucionais periódicas para o estudo de ferramentas e políticas de pesquisa, bem como, o estabelecimento de prioridades a serem desenvolvidas. “Após um primeiro período de nivelamento, colaboradores e residentes do HC trabalharão no processo de institucionalização de linhas de pesquisa que impactem na construção do conhecimento fundamentado e orientado através do método científico.” explica. A coordenadora de Ensino e Pesquisa Acadêmica do Hospital de Clínicas, Marisa Carreta Diniz destaca que a estruturação deste grupo de estudos possibilitará a aproximação entre as equipes que atuam na assistência hospitalar. “Desta forma, o HC pretende incentivar a produção científica e fomentar novos processos de ensino, sempre em busca da aproximação dos níveis assistenciais, educacionais e de extensão.” evidencia. 

Gostou? Compartilhe