Campanha educativa de combate ao câncer

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O dia 4 de agosto é marcado como o Dia da Campanha da Educativa contra o Câncer. A data serve para conscientizar da prevenção aos tumores cancerígenos que, segundo o Instituto do Câncer (INCA), atingem anualmente mais de 12 milhões de pessoas em todo mundo.

Ações como essa tem o intuito de lembrar a população que, diferente de alguns mitos, boa parte das neoplasias podem ser evitadas. O INCA alerta que existem vários fatores de risco que podem contribuir para que uma pessoa sadia seja diagnosticada com câncer, assim como outras moléstias.

O tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias. Também é comum que vários fatores de risco podem originar um tumor, como, a associação entre álcool e tabaco, que podem resultar em câncer da cavidade oral.

E como prevenir? Manter uma alimentação balanceada, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, não fumar e beber moderadamente são hábitos primordiais para a prevenção.  Entre outros cuidados, o INCA recomenda manter a vacinação em dia, especialmente contra a Hepatite B e o HPV, e também evitar a exposição ao sol por muito tempo e sem proteção .

Alguns cuidados são específicos: Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. Homens com mais de 50 anos (ou 40, em caso de histórico familiar), devem realizar o exame de toque anualmente. Pessoas que trabalham com agentes químicos, físicos e biológicos evitar ou diminuir a exposição a esses produtos ou insumos.

Um dos principais ações da Aapecan, além do acolhimento, é educar para prevenir: “A cada trimestre nós publicamos um jornal exclusivamente para para tratar da prevenção. Agora estamos trabalhando o combate ao fumo, e o próximo aborda os tumores de mama, de próstata, e também de pele. Fazemos palestras em empresas e escolas, para fazer com que a população tenha esse cuidado em se cuidar, usar protetor solar, fazer o auto-exame, e procurar o médico”, explica Guilherme Guido, coordenador da Aapecan de Passo Fundo.

 

Conheça a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Conta com 4 unidades de atendimento e 10 casas de apoio em todo Estado. Foi fundada em 2005 em Caxias do Sul, por voluntários que perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas diagnosticadas com a câncer, graças aos elevados custos de internação e medicação.

A casa de apoio de Passo Fundo foi inaugurada em junho de 2018, realizando atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas e confraternizações, além orientação e acompanhamento social e psicológico sem custos. A Aapecan se mantém com a ajuda de todos. Através de doações, fornece aos seus assistidos alimentação, abrigo, carinho, e todo apoio para o enfrentamento da doença. Como retribuição, a Aapecan realiza palestras e ações educativas em empresas, escolas e instituições, para reeducar a população e promover a prevenção dos mais variados tipos de câncer.

 

 

Informações:

Casa de Apoio Aapecan Passo Fundo

Rua Passo Fundo, 335 – Vila Luíza – Passo Fundo – RS. Telefone: (54) 3317-5700

facebook.com/aapecanpf  |  instagram.com/aapecanpassofundo | aapecan.com

 

Contato

Caetano Barreto - Jornalista – MTB 18614/RS

Telefone: (54) 99152-8084 – E-mail: [email protected]

Gostou? Compartilhe