Bastante comum, a psoríase é uma doença inflamatória da pele e não tem cura. Apresenta características como as lesões avermelhadas que surgem de maneira descamativa no corpo, especialmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. O importante é esclarecer que não é contagiosa. Mesmo assim, ainda há muito preconceito em relação à psoríase. As manchas geram alguns receios que levam os pacientes a esconder as lesões. A Dra. Juliana Mazzoleni Stramari, médica dermatologista do corpo clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo explica que a psoríase é uma doença inflamatória da pele, autoimune, de evolução crônica e não contagiosa. Acomete principalmente adultos entre 20 e 40 anos de idade, afetando igualmente homens e mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, atinge cerca de 3% da população mundial.
Não é contagiosa
A psoríase não tem cura, mas tem diversos tratamentos que podem controlar a doença. E é muito importante salientar que a psoríase não é contagiosa. A psoríase pode acometer qualquer área do corpo, mas as áreas mais atingidas são os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco.
O preconceito
Infelizmente, devido ao aspecto das lesões, muitas pessoas que desconhecem a doença acreditam que seja contagiosa, ocasionando comentários preconceituosos e os pacientes podem ser isolados dos grupos. É importante divulgarmos a doença e explicar que não se “pega” psoríase pelo toque, por compartilhar roupas ou objetos. A conscientização da população sobre a doença é o ponto mais importante para combater o preconceito acerca da psoríase.