Embolização prostática em Passo Fundo

HSVP é um dos 10 hospitais do país aptos para realizar o procedimento

Por
· 1 min de leitura
Dr. Douglas Pedroso é urologistaDr. Douglas Pedroso é urologista
Dr. Douglas Pedroso é urologista
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo é um dos 10 hospitais creditados no país, pelo Conselho Federal de Medicina, para a realização do procedimento de Embolização Prostática, usado para o tratamento de hiperplasia prostática, crescimento natural da próstata (sem relação com o câncer de próstata) que dificulta e pode até impedir a passagem da urina pela uretra. O procedimento funciona através da redução ou interrupção do fluxo sanguíneo para os vasos que fornecem sangue para a parte central do tecido prostático, assim, reduz o volume da próstata e alivia os sintomas. O radiologista intervencionista e o urologista, profissionais capacitados para realizar o procedimento, inserem um cateter num vaso sanguíneo na virilha e orientaram o cateter sob a imagem para cada artéria prostática. Depois, microesferas são injetadas nas artérias prostáticas, fazendo com que o fluxo sanguíneo para o tecido central da próstata possa diminuir ou parar.

 

Rápida recuperação
No Hospital São Vicente a técnica pioneira é desenvolvida pelos profissionais Dr. Guilherme Araújo, radiologista intervencionista responsável pelo procedimento e creditado para a realização do mesmo, e Dr. Douglas Pedroso, urologista responsável técnico pelo procedimento. A Embolização Prostática é minimamente invasiva e a recuperação do paciente é rápida. A indicação é feita pelo urologista, profissional que pode indicar os pacientes para realizar o procedimento no serviço do HSVP.

 

Hiperplasia
Com o passar dos anos, praticamente todos os homens terão hiperplasia, mas ainda não se sabe por que alguns desenvolvem mais e outros menos os sintomas que se iniciam, geralmente, a partir dos 50 anos de idade e se tornam mais intensos depois dos 60 anos. Mais informações: (54) 99630-3700.

 

Sintomas
- Dificuldades para urinar
- Diminuição da força do jato urinário
- Gotejamento no final da micção
- Micção em dois tempos
- Desejo de urinar durante a noite
- Necessidade de urinar várias vezes durante o dia

Gostou? Compartilhe