A Secretaria da Saúde (SES) iniciou a distribuição de um novo lote de 42 mil doses da vacina pentavalente para a Capital e Região Metropolitana. As vacinas devem chegar a todas as regiões do Estado até o final da semana, conforme cronograma de retirada pelas Coordenadorias Regionais de Saúde. Todas as cidades do RS serão atendidas, em número proporcional à população.
A Coordenadoria de Passo Fundo vai receber as doses até sexta-feira e a secretaria municipal da Saúde deve ser contemplada com mais 600 doses. Atualmente, poucas doses da vacina pentavalente restam em algumas unidades de saúde do município, desde que chegou a última remessa, segundo informou a secretário Carla Gonçalves. O município estava desde novembro do ano passado sem receber as vacinas. Situação que atingiu todo o país, por conta da interrupção no fornecimento por parte do Ministério da Saúde.
A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B.
Esse é o segundo envio do Ministério da Saúde em caráter emergencial. Na primeira quinzena de janeiro, já haviam sido repassadas aos municípios 41 mil doses. O imunobiológico passou por um período de indisponibilidade devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção. O atual lote, que é importado, foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após aprovação em testes de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
A quantidade já recebida nestas primeiras semanas do ano corresponde a aproximadamente duas vezes a média mensal utilizada no Estado. A criança – independentemente da idade – que não tomou uma ou mais doses previstas no calendário deve ser levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para colocar em dia sua carteira de vacinação.
A primeira dose é prevista aos 2 meses de idade e, a partir dela, as demais com intervalo mínimo de 30 dias, sendo que recomenda-se 60 dias entre as doses. Quem deixou de tomar alguma dose na idade recomendada pode ser vacinado a qualquer momento, respeitando o intervalo de tempo previsto.
Imunização mensal
Com uma média entre 250 a 270 novos bebês nascidos no município a cada mês, a Secretaria recebia até o ano passado, lotes de 400 doses mensais da vacina. Em agosto e outubro do ano passado, no entanto, foi entregue a metade das aplicações necessárias e o estoque acabou zerado em setembro. Os repasses da vacina são considerados insuficientes para suprir as três aplicações necessárias às crianças ao completarem 2, 4 e 6 meses de idade.