Dia D movimenta unidades de saúde em Passo Fundo

Dia D movimenta unidades de saúde em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 3 mil pessoas já procuraram as unidades de vacinação em Passo Fundo para imunização contra o sarampo desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, em 10 de fevereiro. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Raquel da Silva Carneiro, considera que a campanha tem movimentado as unidades de saúde. Até o momento, 175 pessoas precisaram realizar alguma dose da vacina contra o sarampo.
No sábado, dia 15 de fevereiro, todas as unidades estiveram abertas. O dia “D” de mobilização nacional concentrou mais de metade do movimento registrado desde o início da campanha em Passo Fundo, com 1,841 pessoas procurando unidades para verificar a situação vacinal. Dessas, mais de 100 precisaram realizar alguma dose.
Nesta fase da campanha, crianças e jovens de 5 a 19 anos devem realizar a vacinação até o dia 13 de março. A coordenadora afirma que essa população deve buscar as unidades de saúde, preferencialmente, portando a carteira de vacinação. No entanto, pessoas de outras faixas etárias também podem procurar as unidades para conferir a situação vacinal. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 3 milhões de pessoas na faixa etária da campanha.

Campanha nacional

A campanha visa sensibilizar sobre os riscos do sarampo, uma doença altamente contagiosa e que pode matar. O Brasil ainda está com transmissão ativa em oito estados. No ano passado, foram registrados 18.203 casos e 15 óbitos. Neste ano, até 8 de fevereiro, há registro de 337 casos confirmados, inclusive no Rio Grande do Sul, com 11 casos.
A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. A estimativa é de que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Gostou? Compartilhe