Um encontro virtual realizado na quinta-feira (2/7) entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e a secretária-adjunta, Aglaé Regina da Silva, com deputados estaduais e federais e gestores hospitalares garantiu o repasse de mais R$ 17 milhões em emendas parlamentares a 24 hospitais gaúchos sob gestão do governo do Estado.
O ato marcou a assinatura dos termos aditivos aos contratos com cada hospital. Os recursos serão pagos às instituições assim que a portaria da Secretaria da Saúde (SES) que regulamenta esse repasse for publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, André Lagemann, agradeceu a dedicação da secretaria e a celeridade com que foram realizados os repasses de recursos “tão importantes aos nossos hospitais, principalmente agora, que todo esforço é necessário para mantê-los de portas abertas”.
O Secretária aproveitou a presença dos deputados federais para pedir apoio na interlocução com o Ministério da Saúde para encontrar soluções ao desabastecimento de medicamentos para intubação de pacientes que necessitam de respiradores.
Passo Fundo
O Hospital de Clínicas de Passo Fundo e o Hospital São Vicente de Paulo aparecem na relação dos hospitais beneficiados. Os hospitais receberão repasses que somam 2.028.800,00 para cada um. Na região, a Fundação Hospital Santa Terezinha, em Erechim, receberá repasses que somam 1.688.800,00.