Todas as unidades de saúde de Passo Fundo estarão abertas neste sábado (17) para o Dia D. A expectativa é que a mobilização estimule a procura pelas vacinas, que está baixa em Passo Fundo durante as Campanhas de Vacinação Contra Poliomielite e de Multivacinação. “Todas as crianças e adolescentes até 14 anos, onze meses e 29 dias precisam comparecer a uma unidade de saúde, mesmo achando que a situação vacinal está em dia”, destacou a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta. Neste sábado, as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
A vacinação é a única forma de prevenção contra a pólio, conhecida como paralisia infantil. Além disso, vacinas novas foram incluídas na caderneta neste ano. A coordenadora também lembra que precisam ser aplicadas vacinas que tem idades específicas para a vacinação, como a vacina contra o HPV.
Os espaços adotam os protocolos de prevenção ao coronavírus. Para realizar a vacina é necessário levar documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação. A caderneta possibilita que os profissionais de saúde possam avaliar a situação vacinal da criança e do adolescente para identificar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema de imunização. As campanhas terminam em 30 de outubro.
Locais
- Cais Boqueirão
- Cais Hípica
- Cais São Cristóvão
- Cais Vila Luíza
- ESF Adolfo Groth
- ESF Jaboticabal
- ESF Adriana Lírio
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Planaltina
- ESF Ricci
- ESF Santa Marta/Donária
- ESF São Cristóvão
- ESF Zachia
- ESF Jerônimo Coelho
- UBS Ivo Ferreira
- UBS Adirbal Corralo
- UBS Vila Nova/Santa Maria
- UBS Parque Farroupilha
- Ambulatório de Especialidades
- Ambulatório São José
- Ambulatório São Luiz Gonzaga
- Central de Vacinas
- ESF Jardim América
- UBS Valinhos
Poliomelite
A população-alvo para a vacina contra a poliomielite são as crianças de um a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.
A meta mínima é vacinar 95% do grupo. Em Passo Fundo, estima-se vacinar mais de 9.960 crianças.
Multivacinação
Essa campanha objetiva a atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes com até quinze anos incompletos (14 anos 11 meses e 29 dias). A estratégia é vacinar de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Esta estratégia busca imunizar crianças e adolescentes ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos.
Horários de atendimento durante a semana
- UBS, ESF e Ambulatório: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
- Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Notícia atualizada às 17h36