Saúde é essencial e neste 2020 percebemos sim, ela precisa estar em primeiro lugar. Os médicos são os profissionais que tem a nobre missão, de junto com uma equipe multiprofissional, zelar pela saúde. É responsabilidade deles, de diariamente, ter nas mãos a vida de um ser humano. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, 800 médicos fazem parte do corpo clínico, nas mais diferentes especialidades e diariamente cuidam do ser humano desde antes do nascimento até a melhor idade, buscando sempre amenizar dores, salvar vidas ou oferecer conforto a quem precisa.
“Anjos, heróis, guardiões da vida”, muitas são as expressões que os pacientes usam para definir os profissionais médicos e sua importância. Neste ano difícil em que enfrentamos a Covid-19, em cada alta de paciente ou mesmo no depoimento de familiares que perderam seus entes queridos, a gratidão, a emoção ao falar dos médicos está presente. Eles que, tiveram que mudar suas rotinas, seguir novos protocolos e inclusive passar a conversar com os familiares pelo telefone.
O Diretor Técnico Médico do HSVP Dr. Adroaldo Mallmann e a Vice-diretora Técnica Médica Cristine Pilatti, destacam o empenho e esforço dos profissionais, desde as primeiras informações e casos da pandemia, em organizar protocolos, montar estrutura e se disponibilizar para o atendimento. “Os médicos que atuam no HSVP se disponibilizaram e enfrentaram a pandemia, sempre pensando no melhor para os pacientes. Os que não tiveram como atuar diretamente na pandemia, foram também em busca de conhecimento, para de alguma forma contribuir com a saúde dos pacientes”, enaltecem.
O presidente do Hospital São Vicente, José Miguel Rodrigues da Silva, agradece os médicos e os parabeniza pelo seu dia, em nome de toda a instituição. “ A função do médico é nobre! Somos muito gratos pelo trabalho que eles desenvolvem na instituição, sempre em busca do melhor pelas pessoas que vem até o hospital para amenizar seu sofrimento. Que Deus sempre os proteja com saúde e força, para seguirem nessa jornada do cuidado”.
Em busca de mais conhecimento para enfrentar o amanhã
Mesmo com muitos eventos científicos cancelados, os médicos continuaram em busca de aprendizado e inovações. Participaram de palestras, cursos online e também ministraram aulas para outros profissionais do país. No HSVP, projetos de melhorias como em áreas da Emergência foram iniciados e ainda, no atendimento aos pacientes da Covid-19, como o Projeto Conectando Vidas. “Iniciamos a implantação do projeto Lean nas Emergências, do Hospital Sírio Libanês, mesmo com a pandemia, pois sabemos que precisamos sair ainda mais preparados disto tudo. Os médicos toparam o desafio e abraçaram a causa”, evidencia Dra Cristine, pontuando ainda, que os médicos seguem buscando e fazendo o melhor, para que o futuro seja com mais saúde. “Agradecemos aos profissionais que atuaram na linha de frente da pandemia e também a todos os profissionais que seguiram cuidando de todas as outras enfermidades”.
Para ver essa e outras matérias do caderno Gestão S.A., acesse /jornal-digital/2020-10-16,2809