A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomelite e a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de crianças e adolescentes encerram no próximo sábado (21), quando haverá o Dia D. Para estimular a procura pela imunização e facilitar o acesso das famílias, as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é com relação à poliomielite. A meta é vacinar 95% das crianças com idades entre um a cinco anos incompletos. Até o momento, o índice de imunização é de 63%.
Além da poliomelite, são verificadas outras 17 vacinas. A orientação é que, mesmo com a vacinação dos filhos em dia, os pais procurem a unidade mais próxima da sua casa para avaliar se há alguma dose que não foi realizada.
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta, destaca a importância da vacinação, mesmo de doenças já erradicadas. “A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção das doenças imunopreveníveis, protege a pessoa que toma e também as que estão ao seu redor, diminuindo a chance de contágio inclusive para aqueles que não tomaram a vacina. Leve seu filho a uma unidade de saúde, pois vacinar é um ato de amor”, considera.
Poliomelite
A população-alvo para a vacina contra a poliomielite são as crianças de um a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.
A meta mínima é vacinar 95% do grupo. Em Passo Fundo, estima-se vacinar mais de 9.960 crianças.
Multivacinação
Essa campanha objetiva a atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes com até quinze anos incompletos (14 anos 11 meses e 29 dias). Esta estratégia busca imunizar crianças e adolescentes ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos.
Um dado importante é que a vacina ACWY, que previne meningite e outras infecções, passou a ser disponibilizada na rede pública e entrou neste ano para o calendário. Ela deve ser feita na faixa entre 11 e 12 anos.
Sobre a vacinação
A vacinação poderá ser realizada durante qualquer horário de funcionamento das unidades de saúde. Em Passo Fundo, todos os espaços adotam os protocolos de prevenção ao coronavírus. A população deve comparecer à unidade mais próxima portando documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação dos filhos. A caderneta possibilita que os profissionais de saúde possam avaliar a situação vacinal da criança e do adolescente para identificar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde de forma a evitar a disseminação de doenças.
Locais
- Cais Boqueirão
- Cais Hípica
- Cais São Cristóvão
- Cais Vila Luíza
- ESF Adolfo Groth
- ESF Jaboticabal
- ESF Adriana Lírio
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Planaltina
- ESF Ricci
- ESF Santa Marta/Donária
- ESF São Cristóvão
- ESF Zachia
- ESF Jerônimo Coelho
- UBS Ivo Ferreira
- UBS Adirbal Corralo
- UBS Vila Nova/Santa Maria
- UBS Parque Farroupilha
- Ambulatório de Especialidades
- Ambulatório São José
- Ambulatório São Luiz Gonzaga
- Central de Vacinas
- ESF Jardim América
- ESF Valinhos
Horários de atendimento
- UBS, ESF e Ambulatório: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
- Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- * No sábado (21), as unidades ficarão abertas dar 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.