O Ministério da Saúde confirmou que um lote de 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus chegam ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (24/1). As doses fazem parte do lote de 2 milhões de doses desenvolvidas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que chegaram ao país ontem (23).
A partir da chegada ao Estado, as doses seguem para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde (SES), em Porto Alegre. Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que enviarão o lote aos municípios, de acordo com os critérios de ordenamento dos grupos prioritários.
Aos moldes do que ocorreu quando da chegada das 341,8 mil doses da vacina Coronavac, o Estado prepara a logística de distribuição com transporte aéreo e rodoviário.
A distribuição das doses de vacina por município será consolidada, entre segunda (25/1) e terça-feira (26/1), pelas 18 CRSs, de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários. Em seguida, os municípios fazem a retirada nas coordenadorias correspondentes.
O estado não reservará doses para a segunda aplicação. As 116 mil novas doses servirão para vacinar 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde.
Clique aqui para conferir a distribuição por Estado.