A qualificação do atendimento oferecido aos cidadãos na rede municipal de saúde foi o tema central da capacitação promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, aos servidores que atuam nas Unidades Básicas (UBS). As conferências iniciaram na manhã desta segunda-feira (25), no auditório da Associação Médica do Planalto (AMEPLAN), organizadas em grupos reduzidos de trabalhadores para evitar aglomerações, e se estendem até o final da tarde de quarta-feira (27).
O prefeito Pedro Almeida participou da abertura das atividades e reiterou o compromisso do governo com a humanização do atendimento à população. “Esta formação é importante para que possamos nos aproximar dos profissionais que estão na linha de frente nas nossas Unidades de Saúde, recebendo a população diariamente. Precisamos qualificar o atendimento, tornando-o humanizado e ágil. É um objetivo que vamos perseguir constantemente”, destacou Pedro.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, esta é a primeira de uma série de formações que serão oferecidas aos trabalhadores que atuam na rede. “É um treinamento inovador que estamos proporcionando logo no início da gestão e que terá sequência ao longo do ano, abordando temas diferentes a cada edição. Agora, precisamos falar sobre o trabalho em equipe e como melhorar as relações dos trabalhadores com o público”, explicou ela, comentando que, além do workshop sobre Saúde Humanizada, os servidores receberam informações sobre a implantação da ferramenta 5S na estrutura da rede municipal. “O aperfeiçoamento da gestão e dos modelos de trabalho na rede municipal de saúde terão reflexos na organização interna das unidades de atendimento, resultando em melhorias para o público”.
“É uma mudança na forma de agir”, diz painelista
Direcionada aos profissionais que atuam nas recepções, portarias e gerências das UBS, a capacitação contou com painéis focados no desenvolvimento de ferramentas coletivas de trabalho. A conferencista convidada a falar sobre o tema “Saúde Humanizada”, foi a consultora e publicitária, Bia Fragommeni. “É uma mudança na forma de pensar e agir destes profissionais, que precisam lidar com inúmeras dificuldades todos os dias ao atender as pessoas que procuram a rede de saúde do município”, comentou Bia, acrescentando que a humanização do atendimento cria um ambiente mais tranquilo e produtivo para o trabalho.
A recepcionista da UBS Menino Deus, Greice Moura da Silva, comentou que estas oficinas são importantes para a troca de conhecimento e experiências com outros profissionais. “O que aprendemos acaba sendo útil no dia a dia, nos auxiliando na melhoria das relações com a comunidade”, avaliou ela.
A capacitação foi desenvolvida pela Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a AMEPLAN, Resiplan e Bia Fragommeni.