A Prefeitura de Passo Fundo anunciou, nesta quinta-feira (4), uma nova medida para reforçar e qualificar a saúde no município. O setor de pronto atendimento foi ampliado no Hospital Municipal e, nos próximos dias, será possível dobrar a capacidade de assistência a pacientes não Covid-19 no local, desafogando as demais instituições hospitalares.
Conforme o prefeito, Pedro Almeida, a estruturação de um novo espaço no exterior do Hospital Municipal responde a demandas registradas na cidade durante este momento de agravamento da pandemia. “A medida partiu da articulação que fizemos com os hospitais e busca aliviar as emergências do São Vicente de Paulo e do de Clínicas para que eles possam se dedicar, exclusivamente, ao enfrentamento da Covid-19. Com a estrutura, poderemos chegar a 500 atendimentos diários no Municipal”, afirma.
Diante da expansão do pronto atendimento, o objetivo é que as pessoas que buscariam auxílio nos demais hospitais sejam atendidas no Municipal. Assim, as instituições poderão concentrar os seus esforços e recursos na assistência a pessoas com Covid-19.
A tenda montada conta com áreas para recepção, triagem, consultas e observação, além de sala de enfermagem. O espaço entrará em funcionamento nos próximos dias, assim que os 26 novos médicos credenciados pelo Município sejam efetivados.
O diretor do Hospital Municipal, Roger Teixeira Borges, destaca que essa é mais uma ação concreta e efetiva para garantir melhorias no acolhimento à população. “É mais uma importante conquista para o hospital, que vem passando por diversas obras que qualificam o espaço e os atendimentos”, enfatiza.