O Serviço de Coloproctologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo conta com estrutura hospitalar qualificada e equipe especializada para o tratamento cirúrgico de doenças coloproctológicas. Dois novos procedimentos minimamente invasivos passam a ser realizados na instituição, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e qualificando o tratamento oferecido. A equipe responsável por estes procedimentos é composta pelos médicos coloproctologistas José Francisco Parizotto, Miguel Schmitz e Ornella Cassol.
Tratamento endoscópico de cisto pilonidal
O cisto pilonidal é caracterizado por uma inflamação e pode resultar na formação de abscessos, fístulas e necrose. O procedimento tradicional para excisão do cisto é através de uma cirurgia aberta, que demanda, em média, 7 semanas para recuperação do paciente. O tratamento endoscópico é uma técnica inovadora minimamente invasiva, resultando em menor tempo de recuperação após o procedimento e retorno mais rápido do paciente às suas atividades e proporcionando ainda melhor resultado estético.
Fistulotomia anal com tratamento endoscópico
Esta técnica permite melhor visualização da área cirúrgica e maior precisão durante o tratamento de fístulas anais complexas e recorrentes, reduzindo os riscos de lesões cirúrgicas e de comprometimento da continência fecal. Enquanto o procedimento tradicional para tratamento da fístula anal é realizado através de cirurgia aberta e requer maior tempo de recuperação, o tratamento endoscópico é uma técnica minimamente invasiva e que apresenta bons resultados e menor período de recuperação.