A Universidade de Passo Fundo (UPF) já disponibiliza à comunidade o teste RT-PCR (Real Time Polymerase Chain Reactions) e, a partir de agora, passa a oferecer o Antígeno para a detecção do SARS-CoV-2.
O teste molecular (RT-PCR), exame de alta performance, tem alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado. Por isso, o RT-PCR é considerado o exame ideal para diagnóstico da Covid-19.
Além do RT-PCR, a partir de agora, a Universidade também realiza o Antígeno, um exame imunológico que avalia a proteína viral no organismo. Sua metodologia é a da imunocromatografia, que consiste na geração de cor a partir de uma reação entre o antígeno e o anticorpo. É um teste rápido que gera o resultado em até 30 minutos, no entanto possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR. Para confirmação do diagnóstico adquirido com o teste de Antígeno, recomenda-se o exame de RT-PCR.
Confira a diferença entre os testes e informações para acessar os serviços:
RT-PCR
É uma metodologia padrão ouro, que utiliza uma das tecnologias mais poderosas da biologia molecular para detectar diretamente o SARS-CoV-2 na secreção respiratória do paciente. A principal vantagem do RT-PCR tem sido sua velocidade e a alta sensibilidade, ou seja, são altamente sensíveis na detecção de vírus em uma amostra.
- Amostra: secreção de nasofaringe
- Quando coletar: do 3º ao 6º dia
- Resultado: de 24 a 72 horas
Antígeno
O antígeno é um exame alternativo ao RT-PCR. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia, após o primeiro sintoma, até o 15º dia. É um teste de resultado rápido, que detecta o vírus ativo no organismo contribuindo para a adoção da conduta médica na fase aguda da doença.
- Amostra: secreção de nasofaringe
- Quando coletar: a partir do 3º dia, após o primeiro sintoma, até o 15º dia
- Resultado: em 2 horas
Os testes RT-PCR e Antígeno estão sendo realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas Escola, no prédio do curso de Farmácia, Campus I. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (54) 3316-8310, ramal 8602