A vacinação com primeira dose da Pfizer segue nesta quinta (27) e sexta-feira (28) para gestantes e puérperas com comorbidades ou que estão inseridas em outro grupo prioritário. Também poderão se vacinar amanhã acadêmicos de Medicina a partir do segundo semestre. A vacinação do grupo ocorre após decisão judicial. Os estudantes devem comprovar que exercem atividades de estágio em unidades hospitalares, de atenção básica, clínicas e laboratórios.
As unidades restantes da Pfizer serão destinadas, preferencialmente, a gestantes e puérperas que possuem outro fator de risco, de acordo com a secretária da pasta, Cristine Pilati. “A definição tem como base o fato de a AstraZeneca ter sido suspensa para as gestantes até a investigação de possíveis efeitos adversos graves. Como não há previsão de recebimento de mais doses da Pfizer, utilizaremos a que estão disponíveis para esse grupo”, explica.
A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h. Gestante e puérperas devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência e atestado médico. Gestantes também precisarão apresentar carteirinha de acompanhamento da gestação e puérperas a certidão de nascimento do filho. São consideradas puérperas as mulheres que tiveram filhos em até 45 dias. Os acadêmicos devem apresentar os documentos pessoais, comprovar residência em Passo Fundo e apresentar uma declaração da instituição de ensino, que ficará retida.
Segundas doses
Na sexta-feira (28), também haverá a aplicação de segundas doses da CoronaVac e da AstraZeneca. Poderão completar o esquema vacinal com a CoronaVac todas as pessoas que estão com atraso, independentemente da idade. Poderão receber a AstraZeneca todas as pessoas que têm prazo de até 29 de maio para a segunda dose.
A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h. Além de documento de identificação com foto e CPF ou cartão SUS, será necessário apresentar a carteirinha de vacinação com o registro da primeira dose.