MEDICINA & SAÚDE - Ganho ambiental da geração de energia solar na AMRIGS equivale a 4.703 árvores plantadas

Segundo o preconizado pela Organização Mundial da Saúde em relação à quantidade de árvores por habitante, o volume é suficiente para suprir a demanda de 1.567 pessoas

Por
· 1 min de leitura
Usina Solar na AMRIGS (Foto-Marcelo Matusiak/Divulgação)Usina Solar na AMRIGS (Foto-Marcelo Matusiak/Divulgação)
Usina Solar na AMRIGS (Foto-Marcelo Matusiak/Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sustentabilidade, força e protagonismo são os princípios norteadores da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Com uma usina de energia solar instalada em sua sede, a instituição passa a utilizar um recurso totalmente renovável para desempenho de suas atividades, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Inaugurada em março de 2020 a produção média mensal de energia ao longo do primeiro ano de operação foi de 26.977 kWh, o equivalente ao consumo médio de 177 residências.


Gás carbônico

Para que se tenha uma ideia da importância para o meio ambiente, o cálculo considera que a geração de energia solar na AMRIGS pelos próximos 25 anos deve gerar um ganho ambiental equivalente a 4,5 campos de futebol repletos de árvores plantadas. Além disso, deixam de ser emitidos na atmosfera 35 toneladas de gás carbônico por ano, que provocam o fenômeno do efeito estufa.


Vida e bem estar

“A AMRIGS tem entre suas missões atuar em defesa da vida e do bem estar da população, o que inclui o cuidado com o nosso meio ambiente”, afirma o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr. Levantamento inédito da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), com base em dados oficiais dos órgãos de governo, mostra que os benefícios proporcionados pela energia solar na geração distribuída ajudam todos os consumidores brasileiros e a economia do país.


Usina solar

As análises da entidade apontam que, para cada R$ 1 investido em sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio portes usados para abastecer residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, o setor devolve mais de R$ 3 em ganhos elétricos, econômicos, sociais e ambientais aos brasileiros. A usina solar localizada na AMRIGS tem ao todo 584 módulos. A obra foi um planejamento da TRIA Sistemas de Arquitetura com execução da Norr Energia. Todos os produtos utilizados atendem a todas as normas aplicáveis relacionadas à saúde, segurança e meio ambiente.

Gostou? Compartilhe