A vacinação contra a Covid-19 terá sequência nesta semana com a aplicação de segundas doses. Após reestruturação da campanha com a descentralização do CTG Lalau Miranda, as aplicações serão realizadas em 17 unidades de saúde.
Um dos locais que fará as aplicações é a Unidade Básica de Saúde (UBS) Planaltina. A gerente do espaço, Cátia Rovani Seibel, falou sobre a expectativa da equipe. "Esperamos uma grande movimentação, pois deveremos receber pessoas do entorno do bairro. Mas temos uma sala de vacinação adequada para que o processo seja tranquilo", disse.
Para otimizar o fluxo de atendimentos, a unidade tem dialogado com as famílias da região. "Estamos organizando com as famílias para que quem tem outras vacinas para fazer venha até a unidade pelo período da tarde", descreveu Cátia.
As 17 unidades que vacinarão contra a Covid-19 foram escolhidas a partir de critérios como localização e condições para armazenamento, como identificou a secretária de Saúde, Cristine Pilati. “As condições técnicas dos nossos vacinadores e das salas de vacina são muito adequadas. Nós pensamos em logística de distribuição, características físico-químicas das vacinas e acessibilidade. Vamos
analisar o novo formato e, se constatarmos a necessidade, modificaremos estratégias. Queremos continuar tendo um satisfatório andamento da vacinação e acreditamos que essa transição será tranquila para as equipes de saúde e para a população”, considerou.
A descentralização, conforme Cristine, além de aproximar a vacinação das comunidades, vai impactar em todo o atendimento da atenção básica. “São muitos profissionais envolvidos na
vacinação contra a Covid-19, que foram remanejados de seus locais de trabalho. As unidades também precisam que eles retornem para atender os usuários do Sistema Único de Saúde em outras necessidades da população”, ponderou.
*Saiba quando será a sua vez*
A vacinação com segundas doses será realizada de segunda a sexta-feira. Em cada dia, haverá a aplicação de um único imunizante, garantindo o melhor aproveitamento. A ideia é que haja um dia para AstraZeneca, dois para Pfizer e dois para Coronavac, que são as vacinas disponíveis na rede.
Diante da definição das datas de aplicação de cada vacina, a Prefeitura publicará o cronograma semanal de vacinação. Os públicos-alvo serão chamados conforme o aprazamento da carteirinha de vacinação e faixa etária. Quem não lembra da sua data programada para a segunda dose poderá consultar pelo aplicativo Conecte SUS.
Nesta quarta-feira (8), haverá aplicação de AstraZeneca para quem tem prazo de até 13 de setembro para completar o esquema. Já na quinta (9) e sexta-feira (10), será disponibilizada Pfizer para quem tem até 17 de setembro para a conclusão.
Locais de vacinação
Ambulatório de Especialidades
- Rua Coronel Kraemer, 12, Centro
UBS Parque Farroupilha
- Rua Tramandaí, 101, Parque Farroupilha
ESF São Luiz Gonzaga
- Rua Francisco Formigheri, 345, Bairro São Luiz Gonzaga
ESF Adirbal Corralo
- Rua Uruguaiana, sem número, Vila Fátima
Ambulatório São José
- Avenida Luís de Camões, 217, Bairro São José
Cais Vila Luíza
- Rua Gervásio Annes, 303, Vila Luíza
ESF Planaltina
- Rua Delmar Sitone, 385, Planaltina
UBS Vila Nova
- Rua Aspirante Jenner, sem número, Bairro Santa Maria
ESF São Cristóvão
- Rua João Pessoa, 364, São Cristóvão
Cais Boqueirão
- Rua Coronel Pitinga, 11, Bairro Edmundo Trein
ESF Nenê Graeff
- Rua Amilton Portes da Silva, 120, Bairro Nenê Graeff
ESF Santa Marta/Donária
- Rua Palmares, 434, Bairro Donária
ESF Adolfo Groth
- Rua Coronel Bicaco, 991, Bairro Morada do Sol
ESF Jaboticabal
- Rua Alvorada, sem número, Bairro Jaboticabal
ESF Zachia
- Rua Argemiro Ferreira, 70, Bairro Zachia
Cais Hípica
- Travessa Osvaldo Motta Fortes, 30, Bairro Hípica
Central de Vacinas (Para gestantes e puérperas que tiveram filhos em até 45 dias e situações especiais que serão divulgadas)
- Rua Uruguai, 667, Centro
Primeiras doses
Sobre a aplicação de primeiras doses, a secretária de Saúde enfatizou que haverá repescagens, que serão efetuadas conforme o quantitativo de doses disponíveis na rede. “Avaliando a evolução da vacinação, planejaremos datas e locais para que quem não fez a primeira dose possa iniciar o esquema”, enfatizou.
Ainda de acordo com Cristine, não há previsão de data de início da vacinação de adolescentes sem comorbidades. O Município aguarda determinações do Ministério da Saúde e acordos da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “Os adolescentes precisarão esperar. Foi definido que, antes de vacinarmos esse grupo dos 12 aos 17 anos, faríamos as terceiras doses de idosos com mais de 70 anos, o que está previsto para a segunda quinzena de setembro, quando o governo federal, indicou que enviará doses, e pode mudar com pactuação da CIB”, salientou.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3046-0097.