A Campanha Gaúcho Doador foi lançada na tarde desta quarta-feira, 15, durante a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores. Idealizada pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, a iniciativa ressalta a importância da doação de sangue no mês tradicionalista. Com a pandemia, os estoques do país registraram uma redução significativa no último ano, ultrapassando 15% em algumas cidades, conforme o Ministério da Saúde.
A Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, gestora e responsável técnica do Serviço de Hemoterapia, destaca que o HSVP tem uma abrangência de 2 milhões de habitantes e, com o retorno dos procedimentos eletivos e cirurgias programadas, a demanda cresceu. "Temos a necessidade de manter as doações para garantir um atendimento seguro e de qualidade para os pacientes em tratamentos e atendimentos emergenciais. Além disso, algumas pessoas internadas com manifestações graves de Covid-19 necessitam de suporte transfusional", explicou a médica hematologista.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Colussi, destacou a relevância da Campanha Gaúcho Doador para o município. "É um convite muito importante do HSVP para que todos os gaúchos participem, ajudem a divulgar e valorizem a ação, mostrando para a população a importância da doação de sangue. É uma atitude que salva vidas. Parabenizamos e agradecemos o Hospital pela iniciativa", afirmou o vereador.
Neste ano, a Campanha Gaúcho Doador é apadrinhada por Gildinho e Bacudo, integrantes do grupo Os Monarcas. Para facilitar as doações, o Serviço de Hemoterapia conta com atendimento individual e agendamento para pequenos grupos. Quem recebeu a vacina contra a Covid-19 precisa respeitar um intervalo de uma semana. Podem doar sangue pessoas saudáveis, com idades entre 16 e 69 anos. O Serviço de Hemoterapia do HSVP fica localizado na Rua XV de Novembro, 485, no 5° andar do prédio da Radioterapia e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia. Informações e agendamentos pelo telefone: (54) 3316-4087.