A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) divulgaram hoje (17) uma nota conjunta sobre a vacinação de adolescentes no Estado. O Ministério da Saúde (MS) anunciou ontem (16) uma revisão, recomendando a suspenção da vacinação desse público.
No documento, as duas instâncias afirmam que começaram a vacinar os adolescentes sem comorbidades no Estado no prazo inicialmente indicado pelo ministério, 15 de setembro, e que têm interesse em continuar imunizando esse público, desde que garantidas as doses necessárias. Além disso, solicitam a revisão da posição do ministério.
"Nossa intenção é seguir protegendo os adolescentes com a vacina, de forma simultânea com o avanço da dose de reforço dos idosos e completando 100% do público vacinável no Rio Grande do Sul, ou seja, todos os maiores de 18 anos", explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. "Começamos a vacinar os adolescentes na data indicada pelo ministério e queremos continuar, desde que tenhamos doses Pfizer disponíveis. Nosso desejo é que o Ministério da Saúde reveja a posição tomada.”
Em relação à segunda dose dos adolescentes que já foram imunizados com a D1, o Estado garante que todos têm direito à completar o esquema vacinal e que as doses serão disponibilizadas no tempo oportuno.