Pesquisadores iniciam investigação para identificar vírus respiratórios em Passo Fundo

Pesquisa possui vários eixos de investigação relacionados ao contexto da pandemia da covid-19.

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/PixabayFoto: Arquivo/Pixabay
Foto: Arquivo/Pixabay
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciaram uma investigação para identificar os vírus respiratórios em circulação em Passo Fundo.

 Essa etapa da pesquisa tem como objetivo detectar os vírus respiratórios, dentre eles o SARS-CoV-2, assim como os fatores associados, em indivíduos de diferentes faixas etárias internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital de Clínicas (HCPF). Para isso, segundo explicou a assessoria de imprensa da UFFS, será feita uma coleta por meio de swab nasal e uma entrevista com os participantes ou responsáveis. Toda a análise do material biológico e detecção molecular será feita por PCR em tempo real no Laboratório de Biologia Molecular da UFFS no município, em equipamentos adquiridos recentemente pela Instituição.

O projeto possui, ainda, vários eixos de avaliação, dentre eles a análise de todos os casos de SRAG e de síndrome gripal notificados na cidade de Passo Fundo no ano de 2020, a partir de dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Paralelo a isso, características sociodemográficas, clínicas, laboratoriais, diagnósticas e terapêuticas de pacientes hospitalizados em 2020 no HCPF também estão sendo avaliadas pelos pesquisadores.


Gostou? Compartilhe