A partir de agora, os médicos residentes do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo poderão desfrutar de um novo ambiente. Com dormitórios, copa, espaço de lazer, banheiros e sala de estudos, a nova sede da Associação dos Médicos Residentes foi construída e entregue pelo HSVP. A inauguração faz parte dos eventos em comemoração ao Dia do Médico.
A AMER foi criada em 2010, em conjunto com a Comissão de Residência Médica. Sem fins lucrativos, a Associação representa e coordena as ações em prol dos residentes da Instituição. O ambiente destinado ao estudo, descanso e confraternização foi desenvolvido pensando no bem-estar dos médicos. "Esse espaço físico é importante para nosso estudo e trabalho, além dos momentos de interação. É muito importante receber ele todo reformado, desenvolvido de acordo com as nossas necessidades. Isso nos faz sentir confortáveis e, sem dúvidas, torna o nosso o dia a dia muito melhor", destaca Ana Cláudia Martins Ferreira, médica residente e presidente da Associação.
O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, ressaltou a importância dos residentes para a Instituição. "Estamos entregando um espaço diferenciado para os nossos médicos. Buscamos proporcionar o melhor para que eles consigam exercer a profissão com todo o suporte necessário".
A Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo, tem a maior Comissão de Residência Médica do interior e, também, o maior número de vagas para médicos residentes do Estado. Segundo o Dr. Jorge Carlotto, presidente da Coreme UFFS Passo Fundo, grande parte disso se deve ao campo da prática do HSVP, um dos grandes parceiros da área de Ensino. “A entrega de um espaço organizado, higiênico e moderno para todos os residentes médicos é um passo muito importante. Eu não conheço todas as sedes de Associações de Residentes do RS, mas não tenho dúvidas de que essa aqui é uma das mais aconchegantes”, salientou o Dr. Carlotto.
A estruturação da nova sede da Associação dos Médicos Residentes Hospital São Vicente de Paulo começou em 2020. O investimento, projeto e obra foram desenvolvidos pelo HSVP. Com 235 metros quadrados, o ambiente é todo climatizado e dispõe de alojamento para 18 camas.