Está em teste uma iniciativa que deverá qualificar a saúde e facilitar o acesso a atendimentos nas unidades municipais a partir da tecnologia. A Prefeitura de Passo Fundo iniciou no Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) do Bairro Hípica um projeto de telemedicina, que possibilita a realização de consultas e a renovação de receituários médicos via aplicativo.
O prefeito, Pedro Almeida, destaca que a proposta moderniza os serviços em saúde, uma necessidade acentuada durante o período de pandemia. “Observamos uma demanda reprimida de consultas de pessoas que acabam não buscando os serviços de saúde. Queremos, com a inovação, estimular a procura e agilizar os atendimentos de forma remota. Esse é um passo importante dentro dos avanços na saúde municipal”, afirma.
Conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o Teste de Conceito busca não só analisar o processo de implementação da ferramenta, mas a aceitação porte das equipes de saúde e da população. “Iniciamos o teste pela renovação dos receituários on-line. Ao longo desse projeto, estaremos estudando a viabilidade de a telemedicina ser aplicada em outros serviços da rede pública do município”, enfatizou.
Já existem inúmeros aplicativos e sistemas de informações para uso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde. Um deles é o Conecte SUS, que disponibiliza a carteira digital de vacinação contra a Covid-19.
Para Cristine, ao buscar a implementação de ferramentas para pacientes da rede municipal, a Prefeitura vai ao encontro de promover um atendimento integral e humanizado. “A Secretaria Municipal de Saúde, apoiada e estimulada pela liderança do prefeito, Pedro Almeida, entra na era digital, melhorando seus processos de assistência e acesso à população”, defende.