Com foco no presente e investindo no futuro, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo passa por uma transformação para melhorar a assistência e a experiência do paciente. Com o que há de melhor em tecnologia aplicada à medicina e a assistência integral, conta com recursos de interação em tempo real e de inteligência artificial. A meta é tornar a instituição 100% digital, de acordo com o diretor-técnico médico do HSVP. “O nosso objetivo é diminuir o tempo ligado à burocracia, no sentido das contas e das assinaturas que envolvem o trabalho médico, para assim atingirmos a evolução técnica que tanto almejamos. Isso nada mais é do que o começo de uma nova era”, explica o Dr. Adroaldo Mallmann. O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, ressaltou que a instituição está comprometida em oferecer os melhores recursos para o seu corpo clínico. “Buscamos qualificar o nosso hospital para que ele siga os avanços da medicina, seja na qualificação do parque tecnológico ou nos demais serviços. Almejamos nos tornar melhores a cada dia e o HSVP Digital possibilita isso. Não existe hospital de ponta sem um corpo clínico de qualidade e recursos tecnológicos adequados.”
Hospital sem papel
Para o diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Júlio César de Bem, “o lançamento do HSVP Digital marca o início de uma jornada para um hospital sem papel, a Instituição pretende proporcionar grandes experiências, agilidade nas informações e a melhoria do relacionamento entre os profissionais e, consequentemente, com o paciente. Esta marca simboliza o foco de um processo de mudanças com o uso da tecnologia. Iniciamos este processo com a pandemia em 2020, adotando ferramentas colaborativas, como o GSuite da Google e uma rede social corporativa, para facilitar a comunicação e o trabalho por meio digital. De fato, o Hospital São Vicente de Paulo está atento às novas tendências e alinhado com o que há de inovador no mundo”. Os efeitos da iniciativa já refletem positivamente na rotina hospitalar. Recentemente, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo foi premiado pelo uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial, a NoHarm.ai, que avalia prescrições na farmácia clínica e que, em apenas dez dias de uso, impactou 1.000 vidas.
Acesso remoto
Na segunda-feira, 18, em um evento comemorativo ao Dia do Médico, foi lançado um aplicativo médico da instituição que proporciona ainda mais recursos para os integrantes do corpo clínico. A ferramenta é uma das iniciativas do HSVP Digital, que pretende intensificar e ampliar o uso de recursos de TI, dispensando o uso de papel no dia a dia, favorecendo assim a integração digital entre os sistemas internos e externos. O novo aplicativo, liberado para os smartphones e outras ferramentas mobile, possibilita ao médico o acesso remoto à agenda médica e dados atualizados de cada paciente. Através do App também é possível acessar o histórico em tempo real, evoluções médicas, laudos e resultados de exames laboratoriais. Tudo isso com segurança e proteção dos dados. O gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Guilherme Tognon, ressalta que não há no mercado outro aplicativo com esse nível de integração e garantia de segurança do prontuário eletrônico do paciente. "A tecnologia aproxima o médico do paciente. O aplicativo consulta os dados do prontuário e recebe notificações, tais como alertas sobre os resultados de exames e solicitações de avaliação".