Organismo pode ser afetado por sequência de dias secos

Otorrinolaringologista dá orientações para amenizar os efeitos do tempo seco

Por
· 1 min de leitura
Beber bastante água é uma das orientações (Foto: Crissy Pauley/FreeImage)Beber bastante água é uma das orientações (Foto: Crissy Pauley/FreeImage)
Beber bastante água é uma das orientações (Foto: Crissy Pauley/FreeImage)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em alguns casos, quando a umidade atmosférica fica baixa, algumas pessoas podem sentir desconfortos. Este clima, principalmente em períodos de chuva escassa, pode afetar o organismo, conforme orienta a médica otorrinolaringologista, membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, Dra. Thais Marques da Costa.  

 “Em nosso organismo, o tempo seco contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias, bronquite, asma, gripes e resfriados. A baixa umidade também causa desidratação, o que pode levar à irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele e dermatites.” explica a otorrinolaringologista.  

 Manter a hidratação em dia é muito importante para o bom funcionamento do corpo. “Durante os dias de tempo seco, a nossa hidratação diminui consideravelmente. A partir disso, o funcionamento do organismo fica prejudicado, ainda mais porque a água é essencial para o desempenho de toda e qualquer célula responsável por promover o bom funcionamento dos órgãos, expelir as toxinas, equilibrar a temperatura e transportar os nutrientes na corrente sanguínea.” 

 

Dra. Thaís esclarece como podemos amenizar os efeitos do tempo seco: 

 - Aumente a ingesta hídrica 

- Alimente-se de forma saudável 

- Realize a lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia 

- Evite a exposição solar direta sem proteção 

- Hidratar a pele com produtos específicos pelo menos 1 vez ao dia 

- Faça um bom controle ambiental da sua casa, mantendo-a limpa e arejada 

- Umidifique o ambiente  

 

Colaboração: Dra. Thais Marques da Costa, médica otorrinolaringologista no Hospital de Clínicas de Passo Fundo  

Gostou? Compartilhe