MEDICINA & SAÚDE - Estudos avaliam medidas de prevenção a doenças cardiovasculares no SUS

Por
· 1 min de leitura
Foto: RawpixelFoto: Rawpixel
Foto: Rawpixel
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Visando auxiliar o SUS no desenvolvimento de práticas de prevenção às doenças cardiovasculares. o Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), está conduzindo três estudos avaliativos no país: o OPTIMAL-DIABETES, OPTIMAL Stroke/AVC e o Estudo VIP.


- O estudo OPTIMAL-DIABETES visa comparar dois níveis de pressão arterial sistólica em pacientes hipertensos e diabéticos e avaliar se o nível de pressão mais baixo (< 120 mmHg) reduz o número de eventos cardiovasculares, como morte por causas cardiovasculares, infarto, AVC e insuficiência cardíaca, comparado com o nível de pressão atualmente recomendado (< 140 mmHg).

Atualmente, o projeto, que é realizado em 33 centros parceiros em todo o Brasil, já incluiu e vem acompanhando 7.980 pacientes de maneira presencial e também remota, via telemedicina.


- O objetivo do Estudo OPTIMAL Stroke/AVC, por sua vez, é comparar dois níveis de pressão arterial sistólica em pacientes hipertensos e com histórico de AVC isquêmico, avaliando se o nível de pressão mais baixo (< 120 mmHg) reduz o número de eventos cardiovasculares, como morte por causas cardiovasculares, infarto e AVC, comparado com o nível de pressão atualmente recomendado (< 140 mmHg). Ao todo, são mais de 2 mil pacientes acompanhados pelo estudo em 25 centros espalhados por quatro regiões do Brasil.


- O Estudo VIP-ACS avalia se a utilização da vacina contra a Influenza pode prevenir eventos cardiovasculares futuros, como infarto e AVC. Até o momento, 1.802 pacientes estão no estudo e serão acompanhados ao longo de 12 meses em 28 centros espalhados em todo o país.


Gostou? Compartilhe