Estimular a produção de pesquisas científicas na área da saúde, especialmente envolvendo as áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Educação Física e Serviço Social é o objetivo do Prêmio Hospital de Clínicas de Incentivo à Pesquisa Científica que chegou à sua sexta edição.
“Este foi evento que se readaptou, evolui, e chega até 2021 passando por novos formatos, assim como a pesquisa em todo o mundo, mas sem perder sua essência, que é a de colaborar para a evolução de todas as áreas da saúde contempladas aqui e também sua relação com a medicina, tendo como peça central o paciente.” destacou o vice-presidente do HC, Omiro Baggio.
Onze trabalhos científicos foram apresentados e avaliados durante a sexta-feira, contemplando as temáticas de saúde mental; atenção básica, saúde da família e comunidade, saúde coletiva; intensivismo, urgência e emergência; e apoio diagnóstico/terapêutico, especialidades clínicas e cirúrgicas.
“O VI Prêmio de Incentivo à Pesquisa ocorre em um momento onde pretende-se consolidar o HC na relação entre as melhorias da qualidade da assistência e a geração do conhecimento. Isso se refere a importância da integração assistência/ensino e pesquisa. Esta é uma forma de proteger e fomentar a pesquisa, origem de todos os questionamentos que nos levam às grandes respostas que a humanidade espera.” enfatizou a coordenadora de Ensino e Pesquisa Acadêmica do HC, Marisa Diniz.
Conheça os vencedores:
Categoria Artigo Completo
Etiologia e diagnóstico da doença inflamatória pélvica: uma revisão sistemática – Apresentadora principal: Francieli Rosin.
Categoria Resumo Expandido
Mídias sociais e a saúde do idoso frente ao compartilhamento de notícias falsas – Apresentadora principal: Beloni Savaris.
Categoria Resumo Simples
Sobrecarga docente durante a pandemia – Apresentadora principal: Sara Robattini.
Para encerrar a programação da data, foi realizada uma palestra com o doutor em Ciências Médicas - Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, João Carlos Comél, que discutiu a inter-relação das atividades de ensino, pesquisa e serviço em Hospitais de Ensino e como estimular a inserção de atividades de pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias às necessidades do SUS.