MEDICINA & SAÚDE - Procedimento inovador é realizado no HSVP

Novo equipamento permite visualização direta e em tempo real das vias biliar e pancreática dos pacientes

Por
· 1 min de leitura
Equipe utilizou o SpyGlass no Hospital São Vicente em Passo Fundo (Foto - Thamires Garcia – HSVP)Equipe utilizou o SpyGlass no Hospital São Vicente em Passo Fundo (Foto - Thamires Garcia – HSVP)
Equipe utilizou o SpyGlass no Hospital São Vicente em Passo Fundo (Foto - Thamires Garcia – HSVP)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


A via biliar e a via pancreática compõem uma gama grande de doenças do sistema digestório. Nessa região, é comum os pacientes apresentarem estreitamentos por lesões benignas ou malignas, além de formações de grandes cálculos, onde o diagnóstico se dá através de exames radiológicos. Para facilitar o atendimento desses casos, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, por meio da equipe da endoscopia digestiva, realizou um procedimento com um método inovador de endoscopia, que proporciona a visualização direta e em tempo real do problema. A nova técnica chegou recentemente ao Rio Grande do Sul e, na semana passada, foi utilizada pela primeira vez em Passo Fundo. 


Enxergar à distância

O cirurgião e endoscopista, Dr. Nilton Bonadeo, explica que o equipamento SpyGlass permite realizar o diagnóstico preciso e imediato. "Ajuda a enxergar à distância a doença que está cometendo o paciente. Com esse método é possível chegar à lesão, retirar pequenos fragmentos, e encaminhar para o patologista que vai definir exatamente essa doença, se é benigna ou maligna", relata o integrante da equipe clínica do HSVP. O primeiro procedimento no São Vicente foi realizado em um paciente transplantado, que apresentou estreitamento na via biliar. Nilton. Bonadeo entende que esse método é menos invasivo e possibilita definir o que está ocorrendo com o paciente e o porquê disso. “No caso dos pacientes que possuem um cálculo grande, ele pode ser "bombardeado", fragmentado e retirado os fragmentos. Então, isso evitaria um tratamento cirúrgico, um procedimento bem maior".


Internação ambulatorial

O uso do SpyGlass possibilita aos pacientes uma internação em nível ambulatorial e uma alta rápida, sem a necessidade de um tratamento cirúrgico maior. "O grande beneficiado é o paciente, que vai ter um tempo menor para a resolução da doença, com um tratamento minimamente invasivo, menos tempo de internação e um retorno mais rápido para as suas atividades diárias", reforça o especialista.


Gostou? Compartilhe