A cobertura vacinal contra a Covid-19 avança em Passo Fundo. Enquanto 97,8% da população vacinável, que compreende as pessoas a partir dos 12 anos, recebeu, ao menos, uma dose, 84,5% já completou o esquema vacinal. Apesar do indicativo geral ser satisfatório, considerando o andamento da aplicação de segundas doses e do reforço, um grupo possui uma procura inferior pela vacina: o das pessoas entre 20 e 34 anos.
O município estipulou como meta atingir ou ultrapassar 90% de cobertura em todas as faixas etárias que podem ser vacinadas. Até agora, somente os públicos-alvo entre 20 e 34 anos não chegaram a esse percentual no esquema completo. Dados do Governo do Estado, acompanhados pela Secretaria de Saúde, evidenciam que o índice é de 85,4% entre as pessoas de 20 e 24 anos, 88,6% entre as de 25 e 29 anos e 84,4% entre as de 30 e 34 anos.
A secretária de Saúde, Cristine Pilati, chama a atenção das pessoas que ainda não fizeram a segunda dose para a importância da vacinação no enfrentamento da pandemia. “Apesar de haver procura pela vacina, ainda há pessoas com doses atrasadas e que precisam completar o esquema. Queremos chegar a 90%, que é um indicador ideal para proteger a população”, afirmou.
Repescagem de segundas doses
Nesta sexta-feira (10), haverá repescagem de segundas doses no CTG Lalau Miranda, das 8h às 12h. É importante que todas as pessoas que iniciaram o esquema fiquem atentas à carteirinha de vacinação, uma vez que a aplicação de segundas doses está sendo adiantada com relação ao aprazamento inserido no documento.
Quem poderá fazer a segunda dose:
- 2ª DOSE DA PFIZER
Para quem recebeu a primeira dose até o dia 12 de novembro.
- 2ª DOSE DA ASTRAZENECA (SERUM, OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ)
Para todos que precisam completar o esquema vacinal.
O intervalo mínimo é de 8 semanas.
- 2ª DOSE DA CORONAVAC (BUTANTAN)
Para quem recebeu a primeira dose até 19/11.