MEDICINA & SAÚDE | Farmácia com acompanhamento presencial e remoto

Acompanhamento do Serviço de Farmácia Oncológica do Hospital de Clínicas oferece mais segurança para a utilização de medicamentos por via oral

Por
· 1 min de leitura
Medicamentos orais: destaque no tratamento do câncer (Foto: Natieli Batistela – HC)Medicamentos orais: destaque no tratamento do câncer (Foto: Natieli Batistela – HC)
Medicamentos orais: destaque no tratamento do câncer (Foto: Natieli Batistela – HC)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


As medicações orais são uma inovação para o tratamento do câncer, proporcionando mais comodidade ao paciente, que pode realizar seu tratamento no conforto de casa. Diferente do espaço hospitalar, o contato com a equipe do Centro de Oncologia e Hematologia ganha novos formatos. No Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF, a equipe do Serviço de Farmácia Oncológica da instituição acompanha continuamente a evolução do paciente que utiliza esta modalidade de tratamento.


Efetividade  

“Os medicamentos orais vem ganhando grande destaque no cenário atual do tratamento do câncer. Pensando nisso, e na efetividade do tratamento o serviço de Farmácia da Oncologia do HCPF realiza o acompanhamento dos pacientes em uso de drogas como a Capecitabina, utilizada principalmente no tratamento de neoplasias de mama e colorretal”, esclarece a farmacêutica responsável pela unidade, Letícia Pretto.


Contato telefônico 

Nos dias agendados para a retirada do medicamento, o paciente Ben Hur Costamilan vê presencialmente a equipe da farmácia oncológica do HC. Nos dias que seguem, ele continua sendo acompanhando via contato telefônico, quando os profissionais monitoram sua adesão ao tratamento. O paciente realiza seu tratamento há quatro meses no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e faz questão de evidenciar o trabalho e a dedicação dos profissionais. “Eu tive uma grata surpresa em ver o atendimento esmerado, dedicado, competente tanto da equipe médica, quanto da equipe da farmácia. Fui surpreendido durante uma manhã de domingo com alguém ligando para minha casa para saber se eu estava bem. É um privilégio”, conta.

  

Segurança

Esta assistência do Serviço de Farmácia é um diferencial que proporciona mais segurança ao tratamento. “Visando um atendimento mais humanizado e seguro, são realizadas orientações gerais, acompanhamento de possíveis reações adversas e adesão ao tratamento via contato telefônico, criando desta forma um vínculo entre a instituição e paciente”, finaliza a farmacêutica Letícia Pretto.


Gostou? Compartilhe