MEDICINA & SAÚDE | Comidas e bebidas com menos sódio

Empresas internacionais comprometem-se a reduzir ainda mais o sal em nível global

Por
· 1 min de leitura
Reformulação de produtos para redução do sódio (Foto - Daniel Reche-CCO)Reformulação de produtos para redução do sódio (Foto - Daniel Reche-CCO)
Reformulação de produtos para redução do sódio (Foto - Daniel Reche-CCO)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os membros da International Food & Beverage Alliance (IFBA) desenvolveram o primeiro compromisso coletivo do setor alimentício, para implementar em nível global metas padronizadas de redução de sódio em alimentos industrializados. Em uma carta ao diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, os membros da IFBA se comprometeram a reduzir o sódio em suas carteiras globais até 2025 e 2030 nas principais categorias de produtos que são frequentemente consumidos e que são importantes contribuintes para a ingestão de sódio dentro de suas respectivas categorias.


Saúde pública

A redução da ingestão de sódio é uma prioridade de saúde pública global identificada pela OMS como uma medida para ajudar a promover uma dieta saudável e acelerar o progresso no sentido os vários objetivos globais das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) das Metas de Desenvolvimento Sustentável. O Compromisso Global de Redução de Sódio da IFBA visa apoiar esses objetivos e se baseia no progresso individual significativo dos membros para reduzir o sódio na dieta dos consumidores nas duas últimas décadas. A proposta é alcançar uma meta global de redução relativa de 30% na ingestão média de sal pela população, com uma meta de menos de 5 g de sal por dia até 2025. Desde a adoção desse plano em 2013, os membros da IFBA reduziram o sódio em seus produtos proporcionalmente a essa meta, contribuindo significativamente para a redução do sódio na dieta dos consumidores.


Cúpula de Nutrição

O Compromisso Global de Redução de Sódio da IFBA foi lançado na Cúpula de Nutrição para Crescimento de Tóquio, em 8 de dezembro. “Isso representa mais um passo no progresso dos compromissos assumidos pelos membros da IFBA com a OMS em 2008 para melhorar a saúde e a nutrição global”, disse Rocco Renaldi, secretário-geral da IFBA. “As metas globais de redução do sódio, que se aplicam não apenas à reformulação dos produtos existentes, mas também ao desenvolvimento de novos produtos, resultarão em melhorias nutricionais significativas nas carteiras de produtos dos membros”.


IFBA

A International Food & Beverage Alliance IFBA é uma aliança de doze empresas multinacionais de alimentação e bebidas não alcoólicas: The Coca-Cola Company, Danone, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelēz International, Nestlé, PepsiCo e Unilever – que compartilham um objetivo comum de ajudar pessoas ao redor do mundo a obter dietas balanceadas e estilos de vida saudáveis e ativos. A IFBA é uma organização não comercial e sem fins lucrativos.

Gostou? Compartilhe