A I Conferência em Saúde Mental de Passo Fundo foi realizada na quinta-feira (16) com o objetivo de discutir o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acolhimento humanizado em saúde mental. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), aconteceu no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e foi aberto para toda a comunidade.
A secretária de Saúde, Cristine Pilati, destacou que os debates auxiliarão na construção de políticas públicas para qualificar os serviços do município. “É um tema bastante importante, principalmente, após a pandemia. A atividade focou no cuidado desde o primeiro atendimento até quando há necessidade de um processo de internação. Também abriu o debate para um diagnóstico junto a toda rede de saúde e a comunidade sobre como oferecer um melhor direcionamento aos serviços destinados à saúde mental”, explicou ela.
O médico psiquiatra José Fernandes Saraiva Júnior, que atua na rede municipal de saúde, foi responsável pela condução do primeiro painel do evento, abordando a perspectiva da atenção primária. “A carga de doença mental vem aumentando no mundo e no Brasil também. Deixo uma contribuição com informações para que profissionais e a sociedade civil possam discutir de forma mais aprofundada o tema”, enfatizou.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonilde Zamuner, as propostas e diretrizes elaboradas durante a conferência serão encaminhadas também ao Estado e ao Governo Federal. “Lutamos por uma saúde pública de qualidade, com toda a rede funcionando, principalmente, nas unidades de saúde dos bairros, que são a porta de entrada da população”, considerou.