O Rio Grande do Sul confirmou os primeiros 13 casos de Influenza A H3N2 em 2021. Diante dos registros, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância de as pessoas que não fizeram a vacina contra a gripe procurarem uma unidade de saúde para receber o reforço anual.
A campanha de vacinação contra a gripe neste ano, que ocorreu ao mesmo tempo que a da Covid-19, não atingiu a meta de cobertura. De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, assim como no país, em Passo Fundo, somente 66% da população foi vacinada. “O ideal é que a cobertura seja de, no mínimo, 70% e, preferencialmente, acima de 90%”, ponderou.
A vacina está disponível nas unidades de saúde para toda a população. Contudo, o alerta é, sobretudo, para os grupos de risco para a Influenza. “Chamamos a atenção dos grupos como gestantes, idosos, pacientes com pneumopatias crônicas e crianças para que se dirijam até uma das salas de vacinação”, enfatizou a secretária.
Locais de vacinação
- Ambulatório São José e Ambulatório São Luiz Gonzaga, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30;
- ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, ESF Donária/Santa Marta, ESF Adolfo Groth, ESF Adriana Lírio, ESF Caic Edu Azambuja, ESF Ivo Ferreira, ESF Jardim América, ESF Mattos, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Valinhos, ESF Vila Ricci, ESF Jaboticabal, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30;
- Ambulatório de Especialidades, das 8h às 16h30;
- Cais Hípica e Cais Vila Luíza, das 8h às 18h;
- UBS Vila Nova/Santa Maria, UBS Parque Farroupilha, UBS Adirbal Corralo e UBS Jerônimo Coelho, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30;
- As crianças também podem ser vacinas na Central de Vacinas, das 8h às 18h.