Anvisa recomenda suspensão de cruzeiros

Explosão de casos de covid-19 motivou suspensão

Por
· 1 min de leitura
Em nota, Anvisa explicou razões para frear atividade no setor (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Em nota, Anvisa explicou razões para frear atividade no setor (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Em nota, Anvisa explicou razões para frear atividade no setor (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A explosão de casos de covid-19 em embarcações de navios de cruzeiro foram a motivação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão da temporada de cruzeiros no país. Segundo a agência, os últimos nove dias registraram 798 casos do vírus. A título de comparação, em 55 dias de temporada, até 25 de dezembro de 2021, apenas 31 casos haviam sido confirmados.  

Se considerado o período de início da temporada - 1º de novembro de 2021 - o número sobe para 829 casos até o momento. Do total de casos confirmados nesse período, 60% são referentes a tripulantes. Segundo a Anvisa, os números mostram uma “mudança radical” no cenário epidemiológico e requerem uma reavaliação da atividade no setor.

“Tal mudança repentina e brusca do contexto epidemiológico, provavelmente decorrente do surgimento da variante Ômicron, requer nova avaliação do cenário da pandemia de covid-19, nos termos da Portaria GM/MS 2.928/2021, que dispõe que a autorização da operação de navios de cruzeiro poderá ser revista a qualquer momento em função dos desdobramentos do contexto epidemiológico dos navios de cruzeiro ou de alterações do cenário epidemiológico nacional e internacional”, disse, em nota.

A Anvisa acrescentou que sua decisão foi pautada em critérios técnicos e fundamentada no princípio da precaução. Também destacou a dificuldade de estados e municípios em obter os dados epidemiológicos junto às empresas responsáveis pelas embarcações. Segundo ela, isso prejudicou a condução oportuna das investigações pelas autoridades locais de saúde.

Gostou? Compartilhe